25/10/2011
Júlio, Sávio e Lúdio requerem audiência pública para debater a estadualização do PS de Cuiabá
Secom CâmaraCbá - Luiz Alves
Vereador Domingos Sávio

A Câmara Municipal aprovou requerimento que propõe a realização de audiência pública para discutir a estadualização do Pronto Socorro de Cuiabá e Várzea Grande, bem como a administração dessas unidades pelas OSSs (Organizações Sociais de Saúde).  A audiência foi requerida pelo presidente do Legislativo, vereador Júlio Pinheiro (PTB), e pelos vereadores Domingos Sávio (PMDB) e Lúdio Cabral (PT).

A idéia é promover um amplo debater com a sociedade e os segmentos interessados sobre a proposta de transferir a administração dos dois hospitais municipais para o Governo de Mato Grosso, que, inclusive, sinalizou que pretende entregar a gestão para as OSSs, como ocorre, atualmente, com o Hospital Metropolitano de Várzea Grande.

Para Domingos Sávio, ao propor a audiência, a Câmara exerce o seu papel fiscalizador e se municia de informações sobre “a forma como o novo modelo de gestão vai funcionar na prática”, até porque, segundo ele, a saúde pública é um tema que afeta a população.

No requerimento, os parlamentares também argumentam que o Pronto Socorro Municipal de Cuiabá é um patrimônio da população cuiabana e “a transferência desse patrimônio do Município ao Estado não deve apenas ser uma decisão do Executivo”. Na opinião de Júlio Pinheiro, “é preciso esgotar os debates para que ninguém tenha dúvidas quando for aprovado esse novo modelo de gestão”, afirmou o presidente da Câmara.

O vereador Lúdio Cabral pontua a necessidade de todos conhecerem bem os termos em que está sendo realizada a transferência do Pronto Socorro de Cuiabá para o Estado de Mato Grosso, assim como “todas as conseqüências e o modelo de atendimento que se pretende implantar”.

Alice Matos

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues