06/10/2011
Técnicos da Secopa dão explicação aos vereadores sobre obras de Cuiabá por quatro horas
Luiz alves

A equipe técnica da Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 (Secopa), formada por adjuntos e engenheiros, esteve na Câmara de Cuiabá para apresentar os projetos de infraestrutura que serão executados para o Mundial de Futebol. A explanação ocorreu durante a sessão ordinária realizada na manhã desta quinta-feira (6/10). O convite partiu da Comissão Especial de Acompanhamento e Fiscalização das Obras da Copa de 2014 da Câmara de Cuiabá, que é presidida pelo vereador Edivá Alves (PSD).

O secretário Éder de Moraes Dias, titular da Secopa, também compareceu ao plenário, porém se ausentou antes mesmo da retomada da sessão, alegando que recebeu um chamado do governador Silval Barbosa.

Ao longo de 4 horas, vereadores e público, presentes à sessão, entre eles jornalistas, tomaram conhecimento dos projetos que serão implementados até a Copa de 2014. A equipe da Secopa mostrou detalhes da matriz de responsabilidade, de mobilidade urbana e da Arena Pantanal.

Após as explanações técnicas, os vereadores fizeram vários questionamentos. Os parlamentares estão preocupados em conhecer melhor as obras e saber informar a população, bem como participar ativamente dos debates em torno do que é melhor para a cidade. Entre as questões levantadas pelos vereadores destacam-se a desapropriação, obras de mobilidade urbana e escolha do modal de transporte VLT (Veículo Leve sobre Trilho).

Nesse sentido, o vereador Domingos Sávio (PMDB) perguntou sobre “qual seria o valor da tarifa se o VLT fosse implantado hoje? e seria mantido o passe livre dos estudantes?”. Em sua pergunta, o vereador Pastor Washington (PRB) também quis saber se “com o VLT a gratuidade será estendida para idosos e portadores de necessidades especiais?”.

O vice-presidente da Câmara, vereador Arnaldo Penha (PMDB), mostrou-se otimista com as obras da Copa, mas pediu esclarecimentos sobre quais seriam “as obras para a região do Verdão, principalmente quanto às desapropriações”. Já o vereador Chico 2000 (PR) questionou sobre as obras para os córregos 8 de Abril e Gambá e avenida Carmindo de Campos, assim como quando as obras da Rodovia Emanuel Pinheiro serão retomadas.

Ao responder as questões, o engenheiro João Paulo, da Secopa, explicou que a Arena do Pantanal está com 31% das obras concluídas e a previsão de entrega é dezembro de 2012. Ainda sobre a arena, ele informou que “o valor orçado inicialmente foi de R$ 342 milhões, foram aditivados R$ 17 milhões e, hoje, o valor é de R$ 359 milhões”.

No caso da mobilidade urbana, o secretário adjunto Marcelo Oliveira, da Secopa, disse que atualmente existem três obras em andamento para desbloqueio, três licitações realizadas e quatro em andamento. “São obras importantíssimas e que vão impactar no dia a dia da população”. Ele também deixou claro que “Cuiabá só irá receber obras de infraestrutura, como trincheiras e novos viadutos, por causa da Copa do Mundo. As obras de saneamento básico serão executadas através do PAC”.

O presidente da Comissão, vereador Edivá Alves, disse não ter ficado satisfeito com as informações prestadas e acredita serem necessárias novas reuniões de trabalho para detalhamento das obras. Edivá classificou a explanação como uma aula de “engenharia”, mas ficou devendo informações essenciais.

O vereador Toninho de Souza (PSD) cobrou a presença do secretário Eder de Moraes, para enriquecer o debate. Ele citou como principais dúvidas da Câmara dados concretos sobre o início das obras do VLT e da área de saúde, principalmente hospitais, entre outros projetos. “Os vereadores de Cuiabá desejam saber detalhes sobre os valores financeiros de cada investimento e isso não são os técnicos que sabem”, completa Toninho.

Alice Matos