04/10/2011
Projeto do Pastor Washington assegura prevenção a acidentes com motociclistas
Luiz Alves

Deve ser instituída no calendário oficial de eventos de Cuiabá a "Semana Municipal de Prevenção a Acidentes com Motociclistas". A proposta do vereador Pastor Washington Barbosa (PRB) visa contribuir com a consciêntização de motociclistas com relação à prevenção de acidentes, que tem crescido assustadoramente na Capital, na maioria das vezes, com vitimas, inclusive, muitas fatais.

O vereador republicano pondera, na proposta, que grande parte dos motoqueiros são jovens que buscam, na atividade, uma forma de inserção no mercado de trabalho. “Eles utilizam a motocicleta como um instrumento de trabalho, tendo em vista a facilidade de locomoção, tornando-se indispensável para qualquer empresa”, argumenta o líder do PRB.

No projeto, Pastor Washington destaca que o número de acidentes de trânsito com mortes envolvendo motociclistas é quase o dobro do registrado com automóveis. Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, de Janeiro a Maio de 2011 houve um aumento de 81% no numero de acidente com motos em Cuiabá.

“O projeto tem como principal objetivo salvar vidas humanas através de campanhas educativas e técnicas de condução defensiva de motociclos, acatando o que já existe na legislação vigente”, observa ele. “E, também, propicia a criação de outras leis que melhorem as condições de pilotagem e eduquem os condutores de motocicletas a terem uma conduta correta no trânsito”, justifica Pastor Washington, durante pronunciamento, na sessão ordinária desta terça-feira (04/10), na Câmara de Cuiabá.

Adrielle Piovezan