23/08/2007
Vereadores cobram instalação de sanitários em bancos e coleta seletiva de lâmpadas
Secom Câmara/CBA
Vereadores em sessão plenária
Vereadores da Câmara Municipal de Cuiabá reivindicam a instalação de sanitários nas agências bancárias da Capital e implantação da coleta seletiva de lâmpadas fluorescentes. Projetos de lei neste sentido foram apresentados pelos vereadores Mário Lúcio (PMDB) e Leve Levi (PSDB), respectivamente, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (23).

A matéria apresentada pelo vereador Mário Lúcio obriga as agências bancárias a oferecer gratuitamente água potável e banheiros masculino e feminino aos clientes. “As filas são intermináveis e o desconforto é grande. Os sanitários são absolutamente imprescindíveis ao atendimento das necessidades fisiológicas dos clientes”, defendeu.

Conforme o projeto, os bebedouros e sanitários devem ser adequados a pessoas com deficiência física. As agências ficam responsáveis pelo serviço de manutenção e higienização. Os bebedouros deverão ficar localizados fora das instalações sanitárias, em ponto de fácil acesso ao público. “Em uma cidade com clima predominantemente tropical, é imprescindível o fornecimento de água potável, bem como a instalação de lavatórios”, frisou.

O vereador Leve Levi defendeu a coleta seletiva de lâmpadas fluorescentes em função do elevado risco de contaminação por mercúrio, tanto do organismo humano como do lençol freático. “Não podemos permitir que este mercúrio continue contaminando nossos rios e lagos”, argumentou. Segundo o vereador, a implantação da medida de segurança não vai gerar custos à Prefeitura Municipal. “Os fabricantes devem se responsabilizar pela destinação final do material fabricado”, defendeu.

Durante a sessão, o vereador Chico 2000 (PR) cobrou da Prefeitura Municipal a realização do Mutirão Solidário no bairro Porto. “É a região mais antiga de Cuiabá e os moradores merecem receber os serviços oferecidos gratuitamente”, apontou. Ele também pediu à Secretaria Municipal de Infra-Estrutura serviço de patrolamento, encascalhamento e manutenção da iluminação pública no bairro Altos da Serra.

O vereador Luiz Marinho (DEM) anunciou a liberação de emenda federal, viabilizada pelo senador Jaime Campos (DEM), no valor de R$ 500 mil para a construção da policlínica do bairro Pedra 90. “Os moradores reclamam da dificuldade em deslocar até o centro para receber atendimento médico e pedem urgência na construção da policlínica”, afirmou. Outra reivindicação da população, segundo o parlamentar, é a construção de uma área de lazer no bairro Tijucal. “Não há espaço para atividades recreativas e apresentações culturais”, concluiu.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Andrea Haddad