08/09/2011
Audiência pública na Câmara de Cuiabá deve debater o regimento do Campeonato Peladão
Secom CâmaraCbá - Luiz Alves

O vereador Adevair Cabral (PDT) apresentou requerimento solicitando que a Câmara de Cuiabá realize audiência pública para debater o regimento do Campeonato Peladão de Futebol Amador, promovido pela Prefeitura Municipal. Ocorre que, segundo ele, há muitas dúvidas no atual regulamento que precisam ser sanadas. O documento foi entregue pelo parlamentar na sessão ordinária do dia 6 de setembro e contou com a assinatura da maioria dos vereadores.

Na tribuna da Câmara, Adevair ressaltou que nas edições passadas aconteceram várias irregularidades, como, por exemplo, times que contrataram jogadores profissionais para disputarem o campeonato. O correto é permitir apenas atletas amadores. “Também há casos de jogadores inscritos em vários times. À medida que um time vai sendo eliminado, o jogador começa a defender outro, o que é ilegal e imoral”, explicou.

Adevair ainda defende que o Campeonato Peladão envolva somente equipes amadoras da capital, até porque, a promoção e o recurso financeiro são da prefeitura de Cuiabá. “A prefeitura de Cuiabá não deve gastar com gente de fora”, afirmou o parlamentar do PDT.

Na opinião do vereador Adevair Cabral, como o Peladão já está consolidado é necessário que se faça uma ampla discussão urgente sobre o regulamento do campeonato que está em uso. “Vamos debater passa a passo o regulamento, pois precisamos eliminar todas as dúvidas antes do início da nova edição”.

O vereador Professor Néviton Moraes (PRTB) defende que apenas equipes da Capital disputem o Campeonato Peladão. Ele também é contra a participação de jogadores profissionais em equipes do Peladão, por considerar que a “disputa  fica desigual”.

Criado em 2006 pelo então prefeito Wilson Santos, com o objetivo de estimular e fomentar o esporte amador, o Campeonato Peladão de Futebol Amador já está em sua 7ª edição. O campeonato tem durabilidade de oito meses, encerrando no mês de abril. Este ano a abertura das inscrições está marcada para outubro.

Projeto de Lei – O vereador Arnaldo Penha (PMDB), vice-presidente da Câmara, é o autor do projeto de lei, a ser votado em plenário ainda este ano, que institui o evento no calendário esportivo de Cuiabá.

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues