20/08/2007
Câmbio Verde troca hortifrutigranjeiros por recicláveis
Vereador Leve Levi (PSDB) criou em Cuiabá um programa social denominado “Câmbio Verde” que objetiva fomentar a permuta de produtos hortifrutigranjeiros por materiais sólidos recicláveis. O projeto de lei foi apresentado na Câmara de Vereadores na sessão ordinária do dia 2 de agosto. A apreciação da matéria deve acontecer na primeira sessão da próxima semana, 21.08.

“Creio que a implantação do programa promoverá ampla ação de justiça social, melhorando a qualidade de vida da sociedade, principalmente criando condições mais eficientes de retirar da cidade os materiais sólidos provocadores da poluição e vai facilitar, ainda, o escoamento da produção”, justifica Levi.

Os excessos de safras de produtos hortifrutigranjeiros em regiões férteis como Cuiabá viram adubo ou alimento para criações, enquanto famílias carentes padecem sem a possibilidade de colocar à mesa tão importantes vitaminas e minerais.

Esta é uma demanda que suscitou criar a moeda de troca, pois os recicláveis são considerados ‘dinheiro vivo’ afirma Levi. Para ele faltam leis ou programas que apontem para estes tipos de opções. “Os catadores de recicláveis têm como opção, apenas a venda para os sucatões. Com este programa, tanto eles quanto os produtores rurais poderão evitar o desperdício, e todos juntos poderão contribuir com o meio ambiente”.

O câmbio verde conforme o projeto beneficiará apenas pessoas carentes com renda familiar de até 01 (um) salário mínimo. As frutas, legumes e verduras serão adquiridos da agricultura familiar com origem comprovada neste município, preferencialmente orgânicas.

Programas sociais contidos nas áreas ambientais são uma vertente no País. Milhares de idéias fluem milhares de opções. Geralmente são criados para contribuir com a mitigação da poluição, das sujeiras de vias públicas, edificações escolares, residenciais e dão retorno sócio-econômico a quem adere à causa. Outros resultados estão relacionados à separação do lixo orgânico do inorgânico e promoção do reforço alimentar das famílias mais carentes.

“As ações sugeridas no Câmbio Verde vêm ao encontro dos anseios populares, pois culminam paralelamente com uma substancial ajuda para a preservação do meio ambiente”, explica Levi.

Assessoria: Gabinete

22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus
22/04 - Cezinha acompanha a execução de obras indicadas por ele em bairros da capital