18/08/2011
Projeto de Lei institui Semana de Festividades e Tradições Nordestinas em Cuiabá

Na sessão ordinária desta quinta-feira (18/08), o vereador Professor Néviton Moraes (PRTB), segundo secretário da Câmara de Cuiabá, apresentou projeto de lei que institui no calendário oficial de Cuiabá, a semana de Festividades e Tradições Nordestinas. Ele explica que é a melhor forma de homenagear o povo nordestino que escolheu a Capital mato-grossense como moradia permanente.

De acordo com a proposta apresentada, a comemoração deve ser na semana que inclui o dia 24 de junho, Dia de João Batista, padroeiro de mais de 200 cidades nordestinas. Professor Néviton ressalta que o folclore dessa região é muito rica, se manifestando na arte, na dança, na culinária e em trabalhos manuais. “Um dia da semana não é suficiente para realizar uma ampla divulgação do folclore nordestino, tendo em vista, que é muito extenso, por isso a necessidade de uma semana voltada a eles”, observou.

O parlamentar comentou que, a aprovação da lei vai contribuir também com o desenvolvimento econômico e social, “com a realização de exposições com o tema nordeste, os participantes poderão ainda somar uma renda familiar considerável nesse período”.

O projeto atenta quanto à preservação da cultura nordestina e suas raízes, sendo primordiais para a continuação dessa identidade em Cuiabá. “O povo brasileiro possui tradições que vão além daquilo que podemos imaginar, um exemplo, é o povo nordestino, que merece consideração e respeito”, argumentou Néviton Moraes.

Adrielle Piovezan