17/08/2011
Creche do Araés tem sistema elétrico comprometido e crianças ficam sob risco

A Creche Municipal Espaço Livre, localizada no bairro Araés, considerada uma das mais tradicionais de Cuiabá, está enfrentando diversos problemas com energia elétrica, que vão desde a própria falta de luz como instalação precária. A situação foi relatada por pais de alunos, em abaixo assinado entregue à vereadora Lueci Ramos (PSDB), onde solicitam o auxílio da parlamentar para providências, em caráter de urgência. Nesse sentido, a vereadora se reuniu com o prefeito Chico Galindo (PTB), onde expôs as reivindicações dos pais de alunos.

O documento, assinado por 38 pais da creche, foi lido em plenário pela vereadora na sessão ordinária de terça-feira, dia 16. Lueci Ramos mostrou-se muito preocupada com os problemas narrados, pois o local é responsável pelo atendimento de 180 crianças do berçário ao jardim. “A precariedade da instalação elétrica pode colocar em risco a vida destas crianças, uma vez que pode ocorrer um curto em algum fio”.

No abaixo assinado, segundo Lueci Ramos, os pais também informam que os banheiros estão sem luz, os chuveiros elétricos não funcionam, assim como os ventiladores das salas que estão queimados. “Nos dias de frio, as educadoras aquecem a água no fogão para dar banho nas 180 crianças, além disso, a escuridão nos banheiros pode causar acidentes, como tombos”.

De acordo com a vereadora, a manifestação dos pais ocorreu após a direção da Creche Espaço Livre cogitar a suspensão do atendimento. “A diretora convocou reunião para expor aos pais os problemas da creche que vão além da precariedade da instalação elétrica. O prédio é antigo é precisa de uma reforma geral”.

A vereadora disse que fez uma visita a creche e constatou que “o telhado está com defeito, há vários pisos quebrados, o refeitório está inadequado, há infiltração na caixa de esgoto que fica dentro do refeitório, bem como as questões com a energia que realmente precisam de reparos urgentes”, ressaltou.

Lueci Ramos explicou ainda que a proposta dos pais e da direção da Creche é mudar de prédio para que a Prefeitura de Cuiabá faça uma grande reforma no local. “Há informações que uma corporação dos bombeiros, que fica ao lado da creche, vai desocupar o local. Então, os pais estão sugerindo a mudança para este espaço”.

Porém, segundo a parlamentar, “é imprescindível que, de imediato, se faça pequenos reparos na parte elétrica da creche, pois crianças e funcionários estão correndo risco de acidentes, como incêndios”, finalizou Lueci.

Alice Matos

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues