26/07/2011
Feira cultural no centro geodésico traz novidades gastronômicas
Secom CâmaraCbá

Nesta terça-feira (26), a partir das 18 horas, a Praça Paschoal Moreira Cabral recebe mais uma edição da Feira Cultural Campo D’Ourique, promovido pela Câmara de Cuiabá, em parceria com o Banco do Brasil, Governo Federal e Contaud Contabilidade. O espaço, inaugurado em maio deste ano, tem-se firmado como o novo ‘point’ da cultura cuiabana, principalmente do ponto de vista gastronômico.

Na praça é possível saborear as delícias da culinária de Cuiabá como a Maria Isabel, farofa de banana, de mujica de pintado, paçoca de pilão, mané pelado, pixé e os tradicionais biscoitos e doces, além de inovações gastronômicas com base em pratos de comunidades de outros estados e países que vivem na Capital.

O público ainda pode conferir os artesanatos produzidos tanto na comunidade São Gonçalo Beira Rio como em outras regiões de Mato Grosso, bem como os inúmeros acessórios confeccionados por artesãos cuiabanos.

A Feira Cultural Campo D’Ourique também funciona como promoção e valorização da tradição cuiabana, pois é a oportunidade para que a atual sociedade conheça a história do local, onde hoje está instalada a sede do Poder Legislativo de Cuiabá.

A Praça Paschoal Moreira Cabral, onde acontece a Feira Cultura, foi demarcada pela Comissão Rondon, em 1909, como centro geodésico da América do Sul. Na década de 30, o local também foi era palco da tradicional Festa do Divino e das famosas touradas.

Alice Matos