04/07/2011
Câmara implanta ponto eletrônico para registro de frequência
Luiz Alves

A partir de amanhã (5), os servidores efetivos e comissionados da Câmara Municipal de Cuiabá irão registrar a frequência no trabalho por meio de ponto eletrônico digital. O novo sistema eletrônico será lançado durante a sessão ordinária do Legislativo desta terça-feira. O horário de expediente na Câmara é das 7h30 às 13 horas, com 15 minutos de tolerância.

A medida visa disciplinar a jornada de trabalho assegurando que todos cumpram de forma igualitária os direitos, além de atender as normativas do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). “Damos mais um passo para a transparência e legalidade das ações da Câmara Municipal”, disse o presidente em exercício, vereador Arnaldo Penha (PMDB).

O presidente informou também que ao implantar o ponto eletrônico, o Legislativo pretende aumentar a eficiência do serviço prestado à sociedade. Segundo ele, é comum receber reclamação da falta ou ausência de servidor durante o expediente. O sistema irá inibir os faltosos sem justificativas.

Arnaldo Penha explicou que atualmente o registro de ponto é manual, o que dificulta muito o controle. Por isso, na opinião do presidente, o sistema eletrônico trará só benefícios, principalmente para os servidores que cumprem de forma correta seus horários e convivem com aqueles que estão sempre faltando.

Outra vantagem do sistema eletrônico de registro e apuração da frequência é que o servidor tem garantia jurídica das informações. O sistema é inviolável e a qualquer hora a pessoa pode solicitar um comprovante do seu ponto. Além disso, o ponto eletrônico facilita na hora de transmitir as informações para a folha de pagamento.

Alice Matos

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues