01/07/2011
Professora Elza Maria recebe homenagem na Câmara de Cuiabá

Dedicada e apaixonada pela arte de ensinar, a professora Elza Maria Nery Pereira recebeu Título de Cidadã Cuiabana na manhã desta sexta-feira (01/07), na Câmara de Cuiabá. O autor da homenagem foi o vereador Leonardo Oliveira (PSDB. Segundo ele, vó Elza, como é conhecida, se destaca na capital mato-grossense pela excelência no ensino e pela sua firmeza em entender a alma infantil. A matriarca é também a fundadora da Escola Recreio Infantil do bairro Jardim Petrópolis que funcionou até o ano de 1987.

O vereador Leonardo lembra que a solidez da professora Elza Maria na direção da escola, por muitos anos, foi marcada pela sensibilidade de ensinar os verdadeiros valores éticos, introduzindo nas crianças o conhecimento e ajudando também, a implantar em Cuiabá as principais festas cívicas, religiosas, folclóricas e sociais.

Como forma de agradecimento cerca de 70 pessoas, dentre eles, familiares, ex-alunos, pais e professores participaram da homenagem, na qual foram exaltados todos os ensinamentos perenes e valores consolidados por Elza Maria.

Leonardo Oliveira durante a cerimônia observou a importância e o orgulho de entregar o título a uma personalidade tão marcante e dedicada. “Sinto muito orgulho e admiração por vó Elza e, mais ainda, por poder entregar este título.”

Com emoção e lágrimas nos olhos, Elza Maria agradeceu as homenagens recebidas e destacou a importância da família e o carinho recebido. “As palavras estão difíceis de sair, somente tenho a agradecer por tudo,” finalizou a matriarca.

Participaram ainda da cerimônia o vereador professor Néviton Moraes (PRTB), Gabriela Novis Neves, Priscila Badre Teixeira, Márcia Cruz Moreira, Verônica Meireles Neves Viana e Mariluce Badre Teixeira.

Histórico

Elza Maria Nery Pereira nasceu em 19 de março do ano de 1921, em Santo Antônio de Pádua, interior do Rio de Janeiro (RJ). Em 1975 mudou-se para Cuiabá e casou-se com o Inon Novis Neves, na qual teve uma filha, dois netos e três bisnetos. Elza é conhecida pela excelência na profissão de educadora e também por fundar a Escola Recreio Infantil.

Adrielle Piovezan