08/08/2007
Lutero Ponce lança “Projeto Saúde Ocupacional”
Secom Câmara/CBA
Presidente lança program de Saúde Ocupacional
O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Lutero Ponce (PP), lançou o “Projeto Saúde Ocupacional” para os servidores da Casa. Mais de 60% dos funcionários já aderiram ao programa ao participar de palestras informativas e da avaliação física individual.

Sob responsabilidade dos fisioterapeutas Enio de Figueiredo Neto e Luiz Felipe Souza, o projeto visa orientar e estimular os servidores a trabalhar com postura correta. Segundo o vereador Lutero Ponce, a iniciativa é pautada no respeito e na atenção especial à saúde dos profissionais, que segundo ele, são os maiores patrimônios da instituição.

O projeto foi dividido em três etapas: a primeira, de conscientização por meio de palestras, já foi cumprida. Os fisioterapeutas pretendem encerrar até o próximo dia 15 de agosto a etapa de avaliação física de todos os funcionários da Câmara. “Estamos avaliando individualmente a postura de cada servidor. Somente depois deste trabalho mais demorado é que iniciaremos a ginástica ocupacional”, explicou Enio Neto.

Por meio dessa ação, a ergonomia deverá proporcionar melhor qualidade de vida aos profissionais da instituição, a partir de atividades laborais, realizadas três vezes por semana. “Além de melhorar a qualidade de vida, estes exercícios promovem a integração dos profissionais”, destacou o fisioterapeuta. A partir do próximo dia 15, os fisioterapeutas iniciam as atividades laborais em todos os setores da Câmara.

A metodologia baseia-se na utilização de praticas fisioterápicas e da ergonomia no ambiente de trabalho, melhorando tanto o desempenho como a qualidade de vida dos profissionais, além de reduzir os erros operacionais.

Os principais benefícios apontados pelos fisioterapeutas são: melhoria dos hábitos de postura; redução de faltas em decorrência de problemas de saúde; diminuição do estresse; aumento da satisfação no ambiente de trabalho; menos reclamações no atendimento ao público; melhoria e qualidade do serviço prestado à população; adaptação de postos de trabalho, entre outros.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Andrea Haddad