08/08/2007
Domingos Sávio quer 15 minutos de tolerância na Faixa Verde
Um projeto de lei do vereador Domingos Sávio, PMDB, propõe que haja um período de 15 minutos de tolerância, para permanência de veículos, nas áreas de faixa verde do município. O projeto, que propõe uma emenda à lei, foi apresentado hoje ( 07.08) em sessão na Câmara Cuiabá.

Um das principais justificativas do projeto é a Lei municipal 4417 de 29 de agosto de 2003, que traz: "para o sistema rotativo o hora deverá ser fracionada em pelo menos quatro partes iguais, o que compreende períodos de 15 minutos". Temos que utilizar com exemplo os shoppings de Cuiabá, que oferecem um período de carência ao cobrar", argumentou o vereador.

Em recente visita ao centro da cidade Domingos contou que dezenas de lojistas pediram o projeto pois chegam a gastar diariamente R$10 a R$15 com a faixa verde só pra fazerem carga e descarga, rápida. Isso representa ao fim do mês um custo R$300 a R$450 reais. "Há o exemplo ainda das pessoas que vão ao banco, ou pegar filhos na escola, idosos que precisam de acompanhamento em lojas e outros lugares", endossou.

O período de tolerância não acarreta ônus pra o município, apenas isso justifica a aprovação do projeto de lei pelo prefeito e pela Câmara Municipal.

HISTÓRICO – o Sistema de Estacionamento Regulamentado Cidade Verde", foi criado inicialmente em novembro de 2003 (sob o sistema a de parquímetros), no entanto a legislação foi alterada e foi criada a lei n°4902 de 17 de outubro de 2006, "Estacionamento Rotativo", que instituiu a faixa verde. A lei que prevê a Faixa Verde compreende a área central da cidade e reúne 1200 vagas de estacionamento regulamentadas.

Assessoria: Gabinete