06/06/2011
Câmara de Cuiabá terá participação direta em mais de 10 obras da Copa do Pantanal

Pelo menos 12 obras das mais de 50 previstas serem executadas para a Copa do Pantanal de 2014, em Mato Grosso, dependem de autorização legislativa da Câmara de Cuiabá. O esclarecimento partiu do ex-deputado Carlos Brito, diretor de Infra-Estrutura da Agência de Execução das Obras da Copa, ao receber os vereadores da Comissão Especial de Fiscalização e Acompanhamento da Copa do Pantanal da Câmara, para visita às obras da Arena Pantanal Governador José Fragelli.

“Vamos precisar – e muito – dos vereadores, porque são obras que mexem com a vida de praticamente todos os cuiabanos”, argumenta Brito, que foi vereador e presidente da Câmara.

Uma das principais obras que depende de autorização legislativa é a troca do atual Parque de Exposição Jonas Pinheiro, no bairro Dom Aquino, por uma área de mais de 100 hectares, na Rodovia Palmiro Paes de Barros, que liga a Capital a Santo Antônio do Leverger.

A expectativa é de que a Expoagro de 2011, que começa na próxima quinta-feira (10/06), seja a última no atual Parque de Exposição. O novo parque deve ter até pista de pouso para pequenas aeronaves. “Temos que estar atentos, para que as obras não sofram de solução de continuidade e, ao mesmo tempo, a população não seja prejudicada”, argumenta o vereador Misael Galvão.

O coordenador da Comissão Especial da Copa na Câmara, vereador Pastor Washington Barbosa (PRB), questionou Carlos Brito sobre os empregos gerados em Cuiabá, com as obras da Copa. Por enquanto, são mais de 1.000 empregos direitos, que devem chegar a 2,5 mil até dezembro e superar R$ 4 mil, em fins de 2013.

O vereador Domingos Sávio (PMDB) acredita que a Câmara Municipal irá dar uma contribuição inestimável a Cuiabá apenas fiscalizando a correta aplicação dos recursos públicos. “Estamos honrando a confiança em nós depositada pela população cuiabana”, avalia Domingos Sávio.

Na quarta-feira da próxima semana, a Comissão Especial tem nova reunião com Carlos Brito e outros diretores da Agecopa, para discutir as desapropriações e outras obras, principalmente de mobilidade urbana.

Também participaram da visita os vereadores Leonardo de Oliveira, Rosivelt Coelho e Carlos Eduardo ‘Tuba’ Haddad, acompanhados dos gerentes de engenharia da Arena Pantanal, Marcelo ‘Padeiro’ de Oliveira, e operacional João Paulo Curvo.

Ronaldo Pacheco