01/06/2011
Devotos da ‘esmola’ de São Benedito percorrem os gabinetes da Câmara de Cuiabá
Luiz Alves

Considerada a principal festividade popular de Mato Grosso, a Festa de São Benedito visitou o Palácio Paschoal Moreira Cabral, nesta quarta-feira (01/05), com os ‘Devotos da Esmola’ percorrendo todos os gabinetes e secretarias da Câmara de Cuiabá. “O que as pessoas vêem, geralmente, é a apenas o resultado final, que são os últimos três dias de festa”, argumenta o rei Tiago Vianna de Arruda, citando a quermece que ocorrerá de 30 de junho até 3 de julho, no largo da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

Durante os festejos, shows artistas regionais, danças folclóricas, como o siriri, cururu, congo, boi-a-serra e dança do mascarado, além de farta comercialização de guloseimas da culinária cuiabana.

Católico fervoroso, o presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Júlio Pinheiro (PTB), recebeu simbolicamente, em seu gabinete, a ‘coroa’ de São Benedito, colocada pela festeira Margarida de Figueiredo Costa.

Devoto de São Benedito, o vice-presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Arnaldo Penha (PMDB), destaca a importância do Poder Legislativo da Capital “participar deste momento de muita Fé e Oração”.

“Devemos proporcionar solidariedade e compromisso com as atividades paroquiais, pautando-se pela opção preferencial aos pobres, como fez São Benedito”, emenda Arnaldo Penha.

A secretária de Cultura da Câmara, Daniela Ribeiro Cardoso, observa que, no mandato da atual Mesa Diretora, as festas mais tradicionais da cidade voltaram ao ponto de origem: o antigo Campo D’Ourique, atual Centro Geodésico da América do Sul, sede do Poder Legislativo.

A Festa de São Benedito começou oficialmente em 1897, quando foi assumida pela pelos brancos – a maioria comerciantes e donos de engenho. Contudo, há registros que, desde 1723, quatro anos após a fundação de Cuiabá, São Benedito já era adorado pelos negros, num sincretismo religioso que misturava catolicismo com crenças afrodescendentes.

Santo Negro

Benedito nasceu em Filadelfo, perto de Messina, na ilha de Sicília, Itália, por volta do ano de 1526. Os pais eram de origem escrava e descendência de negros etíopes ou de mouros do norte da África, daí o fato de ser chamado de Benedito, o Preto ou Mouro. Sua imagem foi trazida a Cuiabá por escravos, trazidos pelos bandeirantes, nas monções.

Quando pequeno, ele foi empregado no pastoreio, nas montanhas da Sicília, levando uma vida simples e pobre; recebeu dos pais o santo temor de Deus e cresceu na piedade e inocência.

São Benedito uniu-se aos eremitas organizados por São Jerônimo de Lanza por desejar entregar-se a uma vida de maior perfeição cristã, já que eles viviam conforme a regra de São Francisco de Assis, tanto assim que foi a sua observância que mereceu o cargo de superior daquela corporação de eremitas.

São Benedito era de profunda humildade, disponibilidade a todo serviço, junto com uma observância perfeita da regra, demonstrando inclusive uma profunda piedade e espírito de penitência.

Ronaldo Pacheco