31/05/2011
Colônia Italiana será homenageada pelos serviços prestados à Capital

O Dia da Comunidade Italiana será comemorado na próxima quarta-feira (01/06), em sessão solene na Câmara Municipal de Cuiabá. A data foi instituída no ano de 1997 na capital para homenagear aos italianos e decentes que residem em nosso município e contribuíram para o desenvolvimento de nossa cidade.

Durante a sessão receberão honrarias vários Italianos e descendentes que residem na capital e tem seus nomes registrados em nossa história, são eles: Drº Joaquim Martins Spadoni , Ana Marlene Scarabottolo, Dom Bonifácio Piccinini, Ivo Razzini, Drº André Castrilho, Maxmiliam Mayolino Leão, Olga Cândia , Constança Arruda Michelotto, Irmã Ada Gambarotto, Ettorina Bergamashi, Marta de Amorim Testolin, Delaine Cristina Ferrante Maciel da Silva de Amorim, Marisa Badini Bianchi, Névio Lotufo, Salvatore de Falco, Evandro Ballena de Brito e Gilda Ricci Rabelo Leite.

A comunidade Italiana sempre prestou inestimáveis serviços a Cuiabá e Mato Grosso e hoje vamos conhecer um pouco da trajetória de Gilda Ricci Rabelo Leite, Filha de Ermeto e Maria Ricci, nascida na Bolonha , Itália, em 28 de Outubro de 1929.

Ermete Ricci veio para o Brasil, quando Gilda tinha apenas alguns meses de vida, em decorrência da perseguição que sofria por parte do regime fascista do exercito de Mussolini. Chegando em terras brasileiras , com vasta experiência em mecânica no manuseio de maquinas pesadas, trabalhou nas Usinas Flexas e Aricá. Em 1930 já em Cuiabá trouxe a primeira agência Fiat, localizada na A.V 15 de Novembro, instalou também na capital a primeira oficina de solda elétrica. “As primeiras tubulações da hidroelétrica do Rio da Casca foram Fundidas na oficina de meu pai e logo após trazer a representação da Fiat trouxe também Mercedes Benz e Studebaker e se associou a Mário Fava, construindo um posto de gasolina na praça Caetano de Albuquerque”, relata a filha de Ermete.

Gilda foi uma das fundadoras do Rotary Clube de Cuiabá, durante muito tempo exerceu o posto de Cônsul Honorário da Itália em Mato Grosso, muito católico dava aulas catecismo. “Tenho a fé como base de minha vida e amo minha família, rezo diariamente meu terço”, conta a Italiana.

A filha de Ermete, casou-se com José Rabelo Leite e se tornaram um dos casais de maior representatividade na sociedade cuiabana. “ Meu marido cultivava sobretudo a honestidade, tudo tinha que ser bem feito dentro dos limites da dignidade”, relembra Gilda do saudoso radialista Rabelo Leite.

O casal participava da organização de festas em nossa cidade e um dos eventos que se tornou inesquecível para Gilda foi à comemoração dos 250 anos de Cuiabá em 1969, onde  Rabelo foi o presidente da Comissão Organizadora dos Festejos. “. Foram gravados discos, programadas inaugurações, edições de obras, danças regionais, músicas do folclore, desfiles, o nome de José foi imortalizado na história de nossa Terra de coração”, diz a imigrante, lembrando que a comemoração e eventos se estendeu durante todo o ano.

Outra lembrança foi o Concurso Miss Cuiabá onde José Rabelo presidia e de Mato Grosso presidida por Gilda.  Outros adventos marcantes eram os carnavais das machinhas, onde o casal cooperava com os blocos do  Coração da Mocidade do Zé Maria, e o Sempre Vivinha do Nhozinho. “Formávamos um casal a frente de nosso tempo”, revela.

A Italiana que veio para o Brasil quando bebê demonstra o amor que tem a esta Terra. “ Nasci na Itália, mas aprendi a falar no Brasil , aqui minha família construiu nossa vida e nossa história, aqui nasceram meus filhos José Ermete e Carlina, os grandes tesouros da minha vida. Por isso me sinto lisonjeada com a homenagem que receberei da Casa de Leis deste município ”, pontua Gilda Ricci.

Assessoria da Gabinete