31/05/2011
Câmara de Cuiabá exige início das obras e o fim do “cabide de emprego” na Agecopa

O que ainda existia de paciência da Câmara de Cuiabá com a Agência de Execução das Obras d a Copa do Pantanal de 2014 (Agecopa), se esgotou na sessão ordinária desta terça-feira (31/05), diante do que alguns parlamentares classificaram como “pouco caso para com a cidade”, diante de ausência de respostas práticas para as obras que não estão acontecendo. “Isso é um descalabro. Uma falta de consideração para com a nossa Capital”, lamenta o presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Júlio Pinheiro (PTB), ao criticar o fato de alguns diretores da Agecopa, inclusive o presidente Éder de Moraes Dias, imaginarem que não precisam “prestar contas” a ninguém sobre o que fazem com dinheiro público, na Agência.

Pinheiro anunciou, na tribuna, que, na próxima quinta-feira (02/06), vai instalar a Comissão Especial de Acompanhamento das Obras da Copa do Mundo de 2014, requerida pelos vereadores Pastor Washington Barbosa (PRB) e Roosivelt Coelho (PSDB). A prioridade é acompanhar o andamento das obras. “O problema é justamente esse: ainda não temos obras, porque somente três tiveram início e são pelo menos 100 previstas”, pondera Júlio Pinheiro.

“Infelizmente, os dirigentes da Agecopa, com raríssimas e honrosas exceções, sequer atendem aos telefonemas dos vereadores. Até parecem que vão realizar obras em Tóquio ou Pequim e não em Cuiabá, pois fazem questão de não prestar informações ao Poder Legislativo”, lamenta.

Ainda na sessão desta terça-feira, vários vereadores reclamaram do que consideram descaso da Agecopa para com a Câmara Municipal. O vereador Chico 2000 (PR) lembrou quem, num contexto amplo, a Agecopa se esquece que Cuiabá possui 19 vereadores e exige respeito.
Chico 200 cobrou as obras do ginásio poliesportivo Dom Aquino, previstas para se iniciaram em dezembro do ano passado. “Se a nossa população sair prejudicada com as intervenções, vão ter guerra. Ali temos galo de briga e não aceitamos imposições”, critica Chico 2000.

Já o vereador Pastor Washington Barbosa (PRB) citou uma reportagem em que o presidente da Agecopa, Éder Moraes, diz que estuda a criação de novos cargos de confiança na autarquia. “Pelo menos nesse quesito, a Agecopa está bem: servindo de ‘cabide de emprego’ para apadrinhados”, ironizou o pastor.

Washington também colocou que das 100 obras de mobilidade previstas para a capital, apenas três iniciaram. “Após a instalação desta comissão, vamos requerer passo a passo o que esta Agecopa está fazendo em Cuiabá”, afirmou.

Ronaldo Pacheco