Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
27/05/2011
Especialistas discutem saneamento básico na Câmara

Especialistas em saneamento básico vão debater o assunto na Câmara de Cuiabá no próximo dia 3, durante audiência pública. O evento, requerido pelo vereador Júlio Pinheiro (PTB), contará com a presença do representante do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, do economista Rudinei Tonedo Junior e do palestrante Nelson Ribeiro de Albuquerque.


“Nosso objetivo é enfrentar abertamente os problemas de degradação ambiental,” informa o presidente da Câmara Júlio Pinheiro. Ele pontua que é preciso discutir a situação e, para isso, foram convidados especialistas no assunto.


O químico industrial do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, fará um panorama da atual situação da coleta e tratamento de esgoto e efluentes no Brasil.


Já o economista Rudinei Tonedo Junior vai falar sobre as restrições  à expansão dos investimentos no saneamento básico brasileiro  e as perspectivas depois da lei 11.445/2007, que trata sobre o assunto.


Para falar sobre a atual situação dos serviços de água e esgoto em Cuiabá, foi convidado o palestrante Nelson Ribeiro de Albuquerque, que é engenheiro hidráulico e funcionário da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap).


Segundo um estudo do Instituto Brasil, baseado em dados do Ministério das Cidades, Cuiabá está no 55º lugar no ranking das 81 maiores cidades brasileiras, pois a capital mato-grossense enfrenta problemas de abastecimento intermitente de água e despeja 93% do esgoto gerado in natura no Rio Cuiabá, que nos últimos anos já chegou ao nível 2 de poluição.


“É um direito básico de todos, mas que, infelizmente, muitos ainda não têm. Isso precisa mudar com urgência, declara Júlio Pinheiro. Mas este não é um problema só de Cuiabá, conforme dados da Veja, na última década o país registrou seu pior desempenho histórico na expansão da rede de esgotos. A proporção de residências brasileiras ligadas à rede de esgotos é semelhante à de alguns países africanos e inferior à de países latino-americanos, como o Equador.


A audiência pública será realizada no próximo dia 3, a partir das 9 horas, no Plenário das Deliberações da Câmara de Cuiabá.

Andréia Cruz



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
24/04 - Vereadora Maysa convida oftalmologista para abordar conscientização da cegueira
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.