27/05/2011
Câmara Municipal irá homenagear italianos e descendentes que residem em Cuiabá

Na próxima quarta-feira (01/06) a Câmara Municipal de Cuiabá, ira homenagear a comunidade italiana que reside em nossa capital, à data foi instituída tornando-se lei no ano de 1997, sendo selecionada como 2 de junho o dia da comunidade italiana no município de Cuiabá, a escolha da data está relacionada a comemoração da constituição italiana.

Um das personalidades homenageadas será A vice- consulesa honorária da Itália em Cuiabá, Carmelinda Ferrante Maciel da Silva, que nasceu no ano de 1954 , em Falciano Di Mondragone, província da Nápoles, Itália e veio para o Brasil em 1968.

A Itália ainda passava por um sério período de crise, decorrente da II guerra mundial, Carmelinda tinha 6 irmãos e seu tio Miguel Ferrantes, a trouxe juntamente com uma irmã para morar no Brasil.  “ Meu tio saiu da Itália para morar na argentina, mas não se adaptou e veio para o Brasil, onde construiu sua vida juntamente com a família”, Conta a Vice-Consulesa.

Carmelinda confessa que saiu de sua terra de origem temerosa por não conhecer a língua, a cultura e costumes, pois a noticias que chegará até ela era que o Brasil se tratava de uma imensa “selva”. Dentro do navio eu comecei a ter uma outra imagem do povo brasileira, pois fomos recepcionados com musica brasileira, samba e isso encheu meu coração de alegria, logo quando cheguei ao Brasil a primeira imagem que avistei foi o Cristo Redentor de braços abertos nos recepcionando, até hoje choro de emoção ao me lembrar”, relata a italiana.

Chegando ao Brasil foi morar em Três Lagoas-MS onde cursou magistério e casou-se com o Cuiabano, Dr. Licínio Aurélio Maciel da Silva em 1974, vindo morar em Cuiabá. “Aqui construí minha família e firmei minhas raízes, criei sete filhos, todos presentes de Deus em minha vida.

“Em 1992  Carmelinda foi convidada, pela escola Via Victoria, para dar aulas tornando-se a primeira professora de língua italiana de Cuiabá, no ano de 1997 foi licenciada em História e traduziu 2 livros para língua portuguesa “ Pioneiros no Mato Grosso” e “ Aquele Amanhecer Inesquecível”.

A historiadora montou a primeira escola de italiano em Cuiabá, O instituto Micheangelo , onde atualmente é diretora. Formou também e presidiu a “Comunidade Italiana di Cuiabá”, que durante muitos anos visou unir e divulgar a cultura italiana em Mato Grosso.

No ano de 2006 em virtude do trabalho que desenvolve junto aos italianos em nosso Estado, o Mistério Exterior da Itália, após dois anos de pesquisa, faz o convite a Carmela, como é chamada pelos compatriotas, para assumir em Cuiabá a Patente de Vice Consulesa honorária da Itália.

Dentre as diversas funções do de um vice-cônsul destacam-se a obrigação de proteger os interesses dos seus nacionais, quer pessoas naturais, quer pessoas jurídicas; promover o comércio entre o seu Estado e o país onde reside; expedir documentos de viagem (por exemplo, passaportes) aos seus nacionais, vistos de entrada aos estrangeiros que desejem entrar no território do seu Estado; prestar assistência aos seus nacionais; atuar como notário e oficial do registro civil, registrando nascimentos, casamentos e óbitos de seus nacionais que residam no país onde atua.

“ Tenho orgulho em contribuir com o meu povo e amo o pais onde vivo, por isso estou extremante honrada com a homenagem que receberemos da Câmara Municipal de Cuiabá e em nome dos italianos e descendentes parabenizo a iniciativa do Vereador Arnaldo Penha em realizar esta homenagem a nossa comunidade” , pontua a Vice-Consulesa .