06/05/2011
Câmara de Cuiabá realiza projeto para revitalizar o ‘cuiabanês’ e disponibilizar para a sociedade
Luiz Alves
Coordenadora executiva do projeto, jornalista Maria Cândida Avelar Moraes de Lima

Valorização da linguagem regional, atrair a população para a vir ao Palácio Pascoal Moreira Cabral compreender o linguajar da Baixada Cuiabana, preservação das tradições e reinserção do ‘falar cuiabano’ novamente ao cotidiano  estão entre as principais metas do  Projeto ‘Cuiabania – Exposição da Língua Portuguesa’.

Idealizado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Júlio Pinheiro (PTB), o Projeto ‘Cuiabanês’ é uma parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para garantir a preservação histórica e cultural do linguajar cuiabano na Capital.

A coordenadora executiva do projeto, jornalista Maria Cândida Avelar Moraes de Lima, apaixonada pela cultura mato-grossense, explica que a proposta requer uma série de estudos, para, na sequência, ser exposta sobre a origem e a história da língua portuguesa expressa na cidade.

“Na prática, o cuiabanês é quase um dialeto. É o como conjunto de expressões legítimas faladas e corporificadas em Cuiabá, originário da soma de línguas português, indígena , africana e espanhola”, argumenta Maria Cândida Avelar.

O projeto, na qual as pesquisas estão em andamento, vai contar com uma exposição permanente, contendo painéis com textos no linguajar cuiabano, fotografias antigas de portugueses, índios, entre outros, além de exposição em multimídia. Ainda está previsto para a Câmara de Cuiabá, uma sala onde atores vão declamar poemas e prosas trazendo elementos e informações de origem cuiabana.

Ronaldo Pacheco com Adrielle Piovezan

22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus
22/04 - Cezinha acompanha a execução de obras indicadas por ele em bairros da capital