27/04/2011
Câmara de Cuiabá deve realizar novas audiências públicas para discutir gestão da Sanecap
Silva

Para tirar eventuais dúvidas e ampliar a participação da sociedade organizada na busca de solução para o problema da crônica falta de água, os vereadores Antônio Fernandes (PSDB), segundo vice-presidente da Câmara de Cuiabá; Professor Néviton Moraes (PRTB), segundo secretário; e Lúdio Cabral (PT) admitem convocar novas audiências públicas. Os parlamentares consideram inconcebível que os bairros de Cuiabá continuem sem água, mesmo com a cidade sendo ‘cortada’ por dois rios e 19 córregos.

“Creio que o ponta-pé da discussão foi dado com grande sucesso. Mas não podemos achar que está bom e parar por aí”, argumenta Antônio Fernandes.

O Professor Néviton defende que a Câmara faça uma revisão completa na Lei da Sanecap. “Temos que avaliar criteriosamente a lei, com nossa assessoria jurídica”, argumenta ele, ao defender a criação da Agência Municipal Reguladora de Serviços Públicos e de Fiscalização do Saneamento.

Antes da Agência Municipal, contudo, Néviton crê ser necessário a Câmara de Cuiabá discutir e votar o marco regulatório do sistema. “Sem o marco regulatório, qualquer discussão seria como ‘transferir’ o Pantanal de Mato Grosso para o deserto do Saara”, pondera Professor Néviton.
Crítico ácido de uma eventual privatização, o vereador Lúdio Cabral entende que a municipalidade nunca deu a importância devida à Sanecap. Ele acredita que a prática de “sucatear” para, depois, privatizar, não pode ser aplicada na Companhia de Saneamento.

Lúdio Cabral entende que o tema deve ser debatido à exaustão, porque uma eventual decisão equivocada pode representar décadas de penúria aos consumidores de água tratada, em Cuiabá. Lúdio defende que seja realizada nova audiência pública na primeira quinzena de maio.

Ronaldo Pacheco