19/04/2011
A pedido dos vereadores de Cuiabá, preço do ‘Peixe Santo’ é mantido a R$ 6,00 até 12 horas de Sexta
Luiz Alves

Principal reivindicação da Câmara de Cuiabá para a Prefeitura Municipal, nesta Semana Santa, o preço do ‘Peixe Santo’, comercializado em cerca de 100 pontos da Capital, está fixado em R$ 6,00 o quilo. O compromisso foi firmado pelo secretário Municipal de Trablaho, Dilemário Alencar, durante a tribuna livre, no Plenário das Deliberações do Palácio Pascoal Moreira Cabral.

O presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Júlio Pinheiro (PTB), lembrou que a Mesa Diretora havia solicitado à Prefeitura Municipal, desde o início da Quaresma, que o preço do quilo do ‘Peixe Santo’ fosse fixado em R$ 5,00 ou no máximo R$ 6,00.

“Fizemos esse apelo ao prefeito Chico Galindo pensando, principalmente, naquele assalariado que não tem condições de comprar o produto, a preço de mercado, nos estabelecimentos convencionais da cidade”, pondera Júlio Pinheiro.

“Independente do formato para comercialização, é importante que nossa reivindicação tenha sido atendida”, afirma o vereador Professor Néviton Moraes (PRTB), segundo secretário da Câmara.

Dilemário Alencar anunciou que, a pedido da Câmara e por ordem do prefeito Chico Galindo, até às 12 horas de Sexta-Feira Maior (22/04), a população cuiabana terá oportunidade de comprar o peixe com vísceras ao valor de R$ 6,00.

“O objetivo é fomentar a comercialização de peixes criados em viveiros a preços mais acessíveis durante o período da Semana Santa”,  explica ele.

O secretário municipal de Trabalho afirma que o Caminhão Feira do Peixe, da Prefeitura, será usado pela Associação dos Aqüicultores de Mato Grosso (Aquamat) para atender aos interessados na comercialização de pelo menos 500 toneladas de peixe.

“Este ano, o projeto passou por inovações e os pontos de comercialização foram distribuídos de forma mais estratégica para facilitar ainda mais a compra do produto pela maioria da população, além da disponibilização de tendas para os piscicultores”, afirma Dilemário Alencar.

No entanto, segundo  Dilemário Alencar, o importante é a população ajudar a Prefeitura a fiscalizar tanto o preço quanto a qualidade do produto. “O projeto tem garantia que os peixes vendidos são de qualidade e que o preço do quilo do peixe a R$ 6,00 estão sendo cumpridos pelos vendedores. Pedidos à população que ajude-nos, também, a fiscalizar a qualidade e o preço do produto, denunciando qualquer irregularidade”, completa Dilemário, que deixou à disposição os telefones – 3313-3332 e 8451-5457.

Confira abaixo os principais pontos de venda do ‘Peixe Santo’:

Alvorada - Rua Poxoréu - Próximo à Igreja São Pedro

Areão/Leblon - Trevo de acesso ao bairro Leblon