12/04/2011
Para melhorar o sistema, servidores debatem PCCS da saúde pública de Cuiabá
Servidores da Saúde

Dirigentes e líderes de pelo menos 11 entidades da Saúde Pública de Cuiabá se reúnem nesta quarta-feira (13/04), a partir das 9 horas, no auditório do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso – rua Barão deMelgaço, 3.590, Centro – para discutir o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da Secretaria Municipal de Saúde.

Da discussão ampliada, vai sair uma minuta do PCCS para todos os servidores, com exceção de médicos e dentistas, que será entregue ao prefeito Francisco Galindo Filho (PTB), em data ainda a ser definida.

O vereador Doutor Lúdio Cabral (PT), da Comissão de Saúde da Câmara de Cuiabá, explica que explica que é a oportunidade de dar dignidade aos profissionais da saúde pública municipal. “É um PPCS para todos osservidores da saúde – menos médicos e odontólogos – para valorizar uma classe que tanto trabalha e é tão sofrida e, ainda, pouco reconhecida”, argumenta Doutor Lúdio.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sispumc), Jaime Neves Metelo, crê que o primeiro passo da proposta em discussão é o realinhamento das tabelas salariais para a Saúde de Cuiabá.

Além de Sispumc e Câmara Municipal, também participam da discussão Conselho de Enfermagem (Coren), Sindicato da Fisioterapia (Sitra), Conselho Regional de Educação Física de Mato Grosso e Mato Grosso doSul, Comissão de Servidores da Saúde, União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb) e Movimento de Luta pela Saúde Pública, entre outros.

Adrielle Piovezan com Ronaldo Pacheco