07/04/2011
Com forte presença de famílias, sessão solene da Câmara de Cuiabá torna-se ‘programa familiar’

Como principal evento público dos 292 anos de fundação da Capital de Mato Grosso, a sessão solene da Câmara de Cuiabá fez jus à expectativa de concentrar o maior número de pessoas num único lugar para celebrar o aniversário da cidade. Mais de duas mil pessoas compareceram ao evento, em que foram entregue honrarias para 126 personalidades de diferentes segmentos da sociedade cuiabana.

Há quase duas décadas morando no CPA-IV (Morada da Serra), o casal Mauro César e Maria Angélica Ramos de Souza, com os filhos Marina e Mauro César Júnior, compareceu à sessão solene simplesmente por amor a Cuiabá. “Temos dois filhos cuiabanos e, portanto, amamos esta terra até mais que a nossa”, disse Mauro César, que tem origem no Sul do país e trabalha com representação comercial.

Há oito anos, o comerciante César Mauro, irmão de Mauro César, foi agraciado com o título de cidadão cuiabano, conferido pelo então vereador João Malheiros, hoje deputado estadual. “Deste então, nunca mais faltamos uma sessão solene de entrega de honrarias”, assegura Maria Angélica Ramos.

A acadêmica Luzia Pereira do Nascimento, do curso de Direito de uma faculdade privada, com a filha Lorraine, 3 aninhos, e Adrielle, 7, explicou que a família esteve na sessão solene para despertar o sentimento nativista nas crianças. Ela revelou as meninas gostaram muito e aplaudiram a apresentação de cururu e siriri do grupo Coração Tradicação Francisca, do bairro São Francisco (Coxipó).

A professora Vera Lúcia Araújo, ex-deputada e atual secretária Adjunta de Direitos Humanos do Estado, também levou a família. Ela, com os filhos Manoel e Ludmila, foram à sessão solene prestigiar o título de cidadão cuiabano recebido pelo patriarca Afrânio Araújo, médico há duas décadas na rede pública de Cuiabá. “A sessão solene é um momento importante das comemorações do aniversário da cidade”, aponta Verinha Araújo.

Homenageada com o título de cidadania cuiabana, a jornalista Luciana Gavíglia Rocha Sanchez transformou a sessão solene praticamente num evento social. Levou marido, pais, amigos e vizinhos. “Fui convidando pessoas para vir aqui para presenciar o momento em que receberia a cidadania e nem percebi que era tanta gente”, observou Luciana Gavíglia, cercada por quase 30 pessoas.

A cozinheira Maria de Lourdes Moreira da Costa, 47, moradora do Residencial Paiaguás, disse que foi ao evento por simples vontade de estar ao lado de pessoas que amam e respeitam Cuiabá. “Sou cuiabana de tchapa e tcruz, nascida no antigo Pito Aceso , mas, hoje, moro sozinha no Paiaguás, porque fiquei viúva muito jovem e meus filhos se foram . Além do mais, eu sempre gosto de eventos públicos”, resume Maria de Lourdes.

Ronaldo Pacheco