07/04/2011
Agraciados da Câmara garantem que fazem tudo por Cuiabá e jamais vão sair daqui
Luiz Alves
Homenagens

Considerada a principal comenda de Cuiabá, o título de cidadania cuiabana poucas vezes chegou em mãos tão apaixonadas pela cidade, como em 2011. Os agraciados, de uma forma geral, demonstram amar desde o conhecido calor cuiabano até suas raízes e tradições.

“Eu vim para cá há 17 anos e jamais vou embora, porque tenho um casal de filhos gêmeos nascidos aqui: Isaac e Izabella Cristina”, garante o empresário Cláudio Mattos Fonseca, um dos líderes do mercado de moda masculina há quase 10 anos, em Mato Grosso.

Também declarando seu amor por Cuiabá, o médico Afrânio Ferreira Araújo, gaúcho de Rio Grande, disse que nunca se sentiu tão orgulhoso. “Eu tenho três filhos cuiabanos e nunca mais saio daqui. Comi ‘cabeça de pacu’ e já avisei desejo ser enterrado aqui, mas espero que demore um pouco”, disse Afrânio Araújo.

A primeira-dama Norma Suely Galindo, mulher do prefeito Chico Galindo Filho (PTB), outra agraciada com cidadania cuiabana, apontou para o calor humano dos moradores. Ela disse que conheceu a cidade pedindo votos para o marido, em 2006, quando se elegeu deputado estadual e, depois, em 2008, para o então candidato a vice-prefeito.

“Sempre ouvia falar, mas jamais imaginei que seriamos tão felizes aqui”, observa dona Norma Suely.

“Creio que, de todas as honrarias, essa é a que mais me emocionou”, assegura o desembargador Guiomar Teodoro Borges, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que também tem filhos cuiabanos.

O líder comunitário Manoel Brito de Souza, ex-presidente da Associação do Bairro Doutor Fábio e ex-diretor da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), disse que recebeu a honraria com muito orgulho. “Eu estou feliz e posso dizer nunca esperava um reconhecimento dessa envergadura por meu trabalho, no movimento comunitário da Capital”, explica Manoel de Brito.

O médio Arlan Azevedo Ferreira, presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), disse que a Câmara soube escolher quem trabalha e quem produz. “Tenho orgulho de viver e trabalhar aqui”, afirma ele.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Júlio Pinheiro (PTB), explica que o título de cidadão cuiabano é a principal honraria concedida pelo Poder Legislativo da Capital. Os vereadores escolhem um agraciado por ano para homenagear e, quando apresenta o projeto, é obrigado a justificar os motivos para a sua concessão.

Ronaldo Pacheco

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues