21/03/2011
Música mato-grossense perde Baiano, fundador do ‘Cuiabá Samba Show’
O músico Virgílio Ribeiro Filho, o ‘Baiano’, fundador do “Cuiabá Samba Show”, mais sólido e bem tradicional grupo de pagode de Mato Grosso, faleceu na manhã desta segunda-feira (21/03), vítima de falência múltipla dos órgãos, no Hospital São Matheus, após uma semana internado. Ele deixa mulher e três filhos. Era servidor da Câmara de Cuiabá desde 1982, responsável pela sonoplastia do plenário das deliberações. O corpo de Baino será velado a partir das 17 horas, na Capela Jardins – Sala das Roseiras.
“Quando o pagode era considerado ‘música de malandro’, nós já conseguíamos shows por várias cidades e até em outros estados”, recordou Baiano, em recente entrevista à TV Assembléia (Canal 30), ao recordar o início do grupo, em fins de 1981. O grupo preparava uma turnê por cidades de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul para comemorar seus 30 anos. Contudo, ultimamente, por problemas de saúde, estava afastado da mais antiga banda de pagode da Capital.
O presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Júlio Pinheiro (PTB), afirma que conhece Baiano há mais de 20 anos e que sempre lhe apresentava uma alegria contagiante. “Estava sempre de bom humor e pronto para ajudar as pessoas”, argumenta Pinheiro, que, na sessão matutina desta terça-feira (22/03), com toda a Mesa Diretora, irá apresentar Moção de Pesar, em plenário, para Virgílio Ribeiro Filho.
O ex-empresário do grupo e apresentador de TV, João Oliveira, o ‘Kiko’, lembrou dos desafios vencidos pela Banda Cuiabá Samba Show, sob a batuta de Baiano. “É uma perda irreparável para o mundo artístico de Mato Grosso”, garante João Oliveira.
O grupo Cuiabá Samba Show foi criado por Virgílio ‘Baiano’ Ribeiro Filho em fins de 1981, mas, firmou-se em 1982. O grupo nasceu em ritmo de fundo de quintal e daí evoluiu para as festas de parentes, lanchonetes e, por fim, casas noturnas. No início, cantavam pagodes de nomes muito conhecidos do pagode carioca.
Todavia, a explosão veio com o primeiro CD, chamado “Rasqueagode”, que mesclou rasqueado com pagode e apresentou 12 faixas. As músicas mais divulgadas foram “Princesa”, “Razão de Viver”, “Rasqueagode”. Com o segundo CD, “Mãe Lua”, o grupo apresentou o pagode romântico e o sucesso musical veio com as composições de Paulo Lafon, Dilson Oliveira, Edson Cruz, Ademir Fogaça. Entre os sucessos deste trabalho estão “Quero ser só teu”, “Mãe Lua”, “Razão de Viver” e “Castelo de Areia”.Além de sucesso absoluto em Mato Grosso, o Cuiabá Samba Show já se apresentou em São Paulo, com a escola de samba Vai-Vai, no Anhembi; e no Rio de Janeiro, no Scala, principal casa de show de Chico Recarey.
Ronaldo Pacheco

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues