18/02/2011
Professor Néviton propõe criação de centros de educação infantil naperiferia de Cuiabá
Pelo menos nove bairros de regiões distantes da área central de Cuiabá, geograficamente estratégicos, devem ser beneficiados com aproposta de construção de Centros de Educação Infantil. A iniciativa é do vereador Professor Néviton Moraes (PRTB), segundo secretário da Câmara de Cuiabá, ao mostrar à Prefeitura Municipal a necessidade dedotar algumas comunidades de centros educacionais, para que o filho dotrabalhador possa competir, futuramente, em condições de igualdade, como o filho de famílias de classe média ou abastadas.
Oriundo de uma família de 15 irmãos, dos quais 15 são professores, Néviton revela que aprendeu muito cedo o valor da educação. “Se eu e meus irmãos não tivéssemos obedecido os pais e estudado, com muito sacrifício, certamente alguns teriam enveredado para o mau caminho”,afirma ele, ao recordar a infância difícil em que foi obrigado apercorrer longas distâncias de casa até a escola.
Professor Néviton defende a bandeira da educação justamente pela experiência em casa e pelas duas décadas ministrando aulas. “Graças a Deus, muito cedo, apesar da extrema dificuldade, nossos pais nos mostraram o caminho”, confessa o parlamentar do PRTB.
Na primeira etapa, Professor Néviton Moraes defende que a prefeitura de Cuiabá construa Centros de Educação Infantil nos bairros Três Barras, Jardim Passaredo, Jardim das Aroeiras, Residencial Ilza Picolli Pagot (Grande CPA), Jardim 1º de Março, Pedra 90 e Jardim Passaredo, numa primeira etapa. E, ainda, Jardim Florianópolis, Altos da Serra e Ribeirão do Lipa, numa segunda.
A maioria desses bairros não possui creche e os que têm já registram intensa demanda reprimida de crianças desde três anos de idade até 14 anos. “São bairros que necessitam de obras com urgência para daroportunidade de um futuro melhor para milhares de crianças, filhos detrabalhadores, em sua maioria, com pouca qualificação”, resume Néviton.
Ronaldo Pacheco