26/01/2011
Lei vai penalizar proprietários de imóveis com focos do mosquito da dengue
Proprietários de imóveis em que sejam encontrados focos do mosquito da dengue, a partir de agora, serão penalizados, pela Prefeitura de Cuiabá. Os moradores que não se adequarem à nova lei sofrerão penas, com multas que podem chegar a R$ 1 mil. A lei, de autoria do vereador Roosevelt Coelho (PSDB), sancionada pelo Executivo Municipal em dezembro passado, pretende minimizar o alto índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti, na Capital, em especial no período de chuvas.
De acordo com o vereador, grande parte da população está conscientizada quanto ao perigo da doença, no entanto, ainda existem indivíduos que não se incomodam com o risco do mosquito.
“Existem pessoas que não tomam as precauções necessárias para a eliminação do causador da doença, muitas vezes por desconhecimento, o que é pouco provável, ou por desleixo”, argumenta ele. “E essa parte mínima da população acaba por prejudicar o esforço da grande maioria, que age diurnamente na prevenção”, justifica Coelho.
Segundo Roosevelt, a nova lei vai atingir a ‘sensibilidade de bolso’ da população. “Ao saber da penalidade, as pessoas vão se preocupar mais com a eliminação dos focos do mosquito, esse é o objetivo da lei”, pondera o parlamentar.
Dados
Em 2010, a Secretária Municipal de Saúde registrou 5.165 casos da doença, 95 delas, da forma mais grave. Sete pessoas morreram, na qual, quatro mortes ainda estão sob investigação. Já o ano de 2011 começa sob intensas chuvas. Em Cuiabá, o quadro epidemiológico de 2010 e as condições climáticas são motivos mais que suficientes para acender o alerta e mobilizar a população contra a dengue.
Adrielle Piovezan

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues