26/10/2010
Na Câmara, Taques agradece eleitor de Cuiabá e diz que irá honrar mandato no Senado
O senador eleitor Pedro Taques (PDT) recebeu ‘Moção de Aplausos’ da Câmara de Cuiabá, na manhã desta terça-feira (26/10), em rápida cerimônia no plenário do Palácio Pascoal Moreira Cabral. “Minha família chegou a Cuiabá em 1720, com a senhora Balbina Taques. Tenho o compromisso de honrar o mandado de senador que me foi delegado pela população mato-grossense, principalmente, como o mais votado da história de Cuiabá. Vou honrar cada voto que recebi”, afirmou o senador eleito, que foi procurador da República até o ano passado.
Nascido no Hospital Santa Helena, em Cuiabá, Pedro Taques recordou de sua infância simples, no bairro do Porto e das escolas que freqüentou – Liceu Cuiabano e Escola Técnica Federal. “Na democracia, a maioria vence, mas exige-se o respeito à vontade da minoria”, observou ele.
Pedro Taques agradeceu à população cuiabana e, também, aos vereadores. “A sociedade mato-grossense deu provas de que não é gado e a prova disso está aqui, nesta Casa de Leis”, garante ele.
O vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Adevair Cabral (PDT), disse que Taques recebeu a ‘Moção de Aplausos’ por ter sido o senador mais votado da história de Cuiabá, com 213 mil sufrágios para o Senado.
Advair Cabral pediu para que Taques leve adiante, no Senado, os projetos de redução da maioridade penal, fim da imunidade parlamentar e extinção do Fator Previdenciário,  entre outros.
O deputado estadual eleito por Mato Grosso, Luiz Marinho (PTB) prestigiou na Câmara Municipal a entrega da moção de aplausos.
O vereador Domingos Sávio, líder do PMDB na Câmara, lembrou que foi o primeiro a propor uma ‘Moção de Congratulações’ ao então procurador Pedro Taques, em 2004. O vereador Clovito Hugueney (PTB), primeiro secretário da Câmara, recordou que foi ‘conselheiro’ do senador eleito, durante a campanha. O vereador Everton Pop (PP) lembrou que foi colega de Taques, em escolas e em brincadeiras no bairro do Porto.
O vereador Lúdio Cabral (PT) pediu para que Taques fizesse uma declaração pública de voto na presidenciável petista Dilma Rousseff. Em resposta, Pedro Taques disse que segue orientação de seu partido, o PDT, que possui aliança nacional com o PT.
O presidente da Câmara, vereador Deucimar Silva (PP), destacou o histórico de Pedro Taques no combate à corrupção e lembrou que, durante o mandato da atual Mesa Diretora, isso foi uma das prioridades.
Ronaldo Pacheco