29/05/2007
Câmara resgata história da guarda mirim
A preocupação com o resgate histórico da guarda mirim foi manifestada pelo ex-aluno, Luiz Alberto do Carmo Alves Ribeiro na Tribuna da Câmara Municipal de Cuiabá. Fundada em 1967 sob o comando da Casa Militar do Governo do Estado de Mato Grosso, a guarda mirim funcionava no prédio que hoje abriga o “Ganha Tempo”. Na Tribuna, Luiz Alberto mostrou fotos de um bolo gigante instalado na Praça Ipiranga em comemoração aos 250 anos do aniversário de Cuiabá . O festejo incluiu a realização de um torneio de futebol envolvendo o Mixto, Dom Bosco, Operário, santos e América.

Alberto ressaltou as atividades desenvolvidas na empresa como a prestação de serviços de office-boys ou mensageiros que se encarregavam de entregas internas ou externas, ação no trânsito, patrulhamento em estádio de futebol, cinemas, eventos culturais e religiosos contribuíram com a manutenção e controle da segurança na capital.

A guarda permitia a formação profissional dos jovens, sem comprometer os seus estudos e o desenvolvimento como pessoa. “Ser guarda mirim representava uma oportunidade única de ingresso no mercado de trabalho para adolescentes de classes baixas”, afirmou. As atividades na época eram desenvolvidas em conjunto com o exército brasileiro e polícia militar.

Luiz Alberto disse aos vereadores sobre a importância de unir esforços para que a história seja resgatada e que ação desses jovens sirva de exemplo para a sociedade.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Roseli Cordeiro

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo