Início
NOTÍCIAS
28/05/2007
Audiência debate repasse de custo de boleto a consumidor
A Comissão de Defesa do Consumidor realiza nesta quinta-feira (31) audiência pública para discutir taxas de serviços incluídas em cobranças de prestações mensais por meio de boletos bancários. O objetivo é apurar denúncias de cobranças abusivas feitas por empresas que repassam indevidamente os custos do boleto aos consumidores.

Para o autor do requerimento, deputado Cezar Silvestri (PPS-PR), o procedimento é ilegal, pois contraria o Código de Defesa do Consumidor. "Além de ilegal, a medida aumenta o valor das parcelas mensais, o que prejudica sobretudo os cidadãos de poder aquisitivo modesto", afirmou.

Cobrança invisível
O deputado alertou que, em muitos casos, a cobrança passa despercebida até mesmo pelo consumidor. Entretanto, prosseguiu, o Código de Defesa do Consumidor proíbe ao fornecedor de produtos ou serviços transferir o ônus da operação ao cliente. "Se a empresa oferece ao usuário a opção de pagamento via boleto, cabe a ela arcar com os custos, mediante convênio bancário", explica Silvestri.

Conforme o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), há empresas que incluem em seus contratos cláusula que prevê o repasse da cobrança do boleto ao consumidor. Entretanto, mesmo nesses casos, a cobrança é ilegal.

Convidados
A reunião terá como convidados o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), Ricardo Morishita Wada; a coordenadora institucional do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Marilena Lazzarini; e o coordenador do Fórum Nacional dos Procons, Odon Bezerra Sobrinho Cavalcante

A audiência está marcada para às 10 horas, no plenário 8.

Assessoria/Ag.Câmara



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
24/03 - Chico 2000 participa de primeira reunião no TCE-MT sobre Interage 2023
23/03 - Presidente Chico 2000 homenageia humorista Dedé Santana
23/03 - Tribuna Livre discute captação de recursos para projetos sociais
23/03 - Trapalhão Dedé Santana recebe título de Cidadão Cuiabano hoje
23/03 - Michelly Alencar homenageia mulheres por relevantes trabalhos prestados em Mato Grosso
23/03 - Vereador Dr. Luiz Fernando faz visita de cortesia à interventora da Saúde Pública de Cuiabá
23/03 - Ações de Edna Sampaio beneficiam mulheres
22/03 - Conexão é Poder reúne mais de 30 mulheres em ciclo de palestras sobre empreendedorismo Da Assessoria
22/03 - Edna visita casa de religião de matriz africana no Tijucal
22/03 - CCJR realiza 6ª reunião e analisa nove pareceres de projetos
22/03 - ‘Café com Presidente’ realiza sua segunda edição com servidores da Gestão Pessoal
22/03 - “Projeto Cuiabaninhos na Câmara” inicia 2023 recebendo alunos da EMEB Hilda Caetano de Oliveira Leite
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.