Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
17/09/2010
Projeto de Lei obriga empresas poluidoras a contratarem técnicos ambientais
Projeto de Lei vai obrigar empresas potencialmente poluidoras a contratarem responsável técnico em meio ambiente no município de Cuiabá. Autoria do vereador e professor Néviton (PRTB) a matéria visa diminuir a poluição e a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades humanas direta ou indiretamente.
A matéria obriga o responsável técnico, sendo eles: Engenheiro Ambiental,Engenheiro Químico ou Técnico em meio ambiente a assegurar, por meio de laudos periódicos se o plano está sendo cumprido conforme o estabelecido ou se ainda não há contaminação do meio ambiente pelos efluentes potencialmente poluidores.
No entanto, se o plano não estiver sendo cumprido, ou não for suficiente para a contenção dos efluentes poluidores, o responsável técnico deverá dimensionar os danos, apresentar laudos com os resultados à Secretaria, contendo, as medidas de compensação e de contenção do dano, na qual, a empresa  poluidora deverá arcar com os custos necessários a recuperação causada pelo acidente ambiental.
Consta ainda na matéria, que a SMADES,  exigirá o cumprimento integral da lei e o não cumprimento implicará em multa a ser estabelecida pela Secretaria.
De acordo com Néviton, a melhor medida é prevenir, além de garantir a diminuição de acidentes ambientais. “Através de um controle eficaz sobre a emissão de poluentes haverá a garantia de responsabilização não só em casos de acidentes, mas também nas situações de rotina de produção industrial,” pontuou.
Adrielle Piovezan

Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.