22/05/2007
Sindicato denuncia precarização do setor de telefonia
O Sindicato dos Trabalhadores Telefônicos de Mato Grosso-SINTEL, denunciou na tribuna livre a Câmara Municipal de Cuiabá o processo de terceirização do setor que segundo a categoria gera precarização. Descontentes com a situação os trabalhadores da empresa terceirizada Telemont paralisou as atividades nesta terça-feira.

Na tribuna o presidente do sindicato, Lauro Benedito de Siqueira afirmou que desde a privatização do setor de telecomunicações, a categoria vive tempos de socialização da miséria, traduzida pelas políticas de gestão implementadas pelas empresas que substituíram as antigas do Sistema Telebrás, seguidas pelas que foram criadas após o leilão que vendeu todas as empresas existentes há épocas.

Os trabalhadores da Telemont reivindicam o pagamento do seguro acidente de trabalho, plano de carreira e salário e protestam contra o descumprimento do acordo coletivo. Lauro afirmou ainda que os processos de reestruturação das antigas empresas, e a montagem das novas foram permeados, pela ilegalidade da terceirização das atividades fim, restando poucas atividades executadas por quadro de empregados próprios.

Ele explicou que a precarização traduzida como conseqüência do processo de terceirização aprofundou a redução de salários e das condições de trabalho, deixando um saldo negativo para os trabalhadores (problemas graves de saúde), para as suas famílias e a conta social dos inúmeros benefícios pagos pelo INSS decorrente das doenças do trabalho e dos acidentes de trabalho.

“Exigimos já, uma retomada do respeito, da dignidade e da valorização do trabalhador, com uma objetiva melhoria da qualidade de vida e das condições de trabalho da categoria como um todo”, disse o representante dos trabalhadores no setor de telefonia.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Roseli Cordeiro

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues