06/08/2010
Câmara e IBGE vão abrir as portas das casas para o Censo 2010
As informações essenciais para o planejamento estratégico e para a própria identificação da população brasileira serão coletadas dentro do prazo pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Capital, em pareceria com a Câmara de Cuiabá. O compromisso foi firmado pelo Legislativo Municipal com a Coordenadoria Estadual do IBGE, na manhã desta quinta-feira (05/08), após ‘tribuna livre’ em que o diretor regional do órgão, Delvaldo Benedito de Souza, expôs a dificuldade que os recenseadores estão enfrentando para ingressar em determinados domicílios, principalmente apartamentos de classes alta e média e, ainda, casas em condomínios fechados.
A Mesa Diretora da Câmara designou o vereador Antônio Fernandes (PSDB) como coordenador da comissão do Legislativo que irá acompanhar e, quando necessário, facilitar os trabalhos do IBGE, em Cuiabá. O vice-presidente da Casa, vereador Adevair Cabral (PDT), afirma que os parlamentares não vão medir esforços para contribuir, com o IBGE, na busca de informações confiáveis sobre a Capital de Mato Grosso.
Delvaldo de Souza explica que o IBGE deseja cobrir todos os municípios de Mato Grosso, no Censo Demográfico 2010, atingindo 100% dos domicílios. “O IBGE atualizou e anotou os nomes de todas as ruas de Cuiabá e, na zona rural, o geoprocessamento atinge todas as propriedades rurais.Cuiabá está dividida em 216 áreas de trabalho, com 171.000 domicílios. O censitário percorre uma quadra até passar para outro quarteirão. Nenhum recenseador percorre mais de 300 domicílios. “E é obrigado a todo trabalho antes de pegar outro, porque recebe por tarefa”, argumenta Delvaldo.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Deucimar Silva, crê que o censo vai mostrar como o Mato Grosso teve avanços e melhorias nos últimos oito anos. “São informações importantes para saber sobre o Mato Grosso e, especialmente, sobre Cuiabá. Além disso, o censo servirá de base para o planejamento de políticas públicas do Estado, pois traçará o perfil do cidadão em cada região”, disse o Deucimar.
Para Deucimar, os dados são importantes não só para os órgãos públicos, mas também para as empresas privadas, que poderão conhecer melhor o perfil dos brasileiros. “Essa é a pesquisa mais completa sobre os brasileiros. Nenhuma outra empresa ou instituto fará uma pesquisa como essa”, ressaltou o presidente da Câmara.
O censo é realizado de 10 em 10 anos com o objetivo de conhecer a realidade de vida da população em cada município do Brasil. O levantamento começou no último domingo (01/08) e vai até o dia 31 de outubro.
Em caso de dúvida , telefone para 0800 721 8181, gratuitamente, no IBGE.

Ronaldo Pacheco

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo