17/05/2007
O Centro Geodésico da América do Sul é aqui, afirma Lutero
Secom Câmara/CBA
Marco Geodésico da América do Sul
Um ofício que ratifica a localização do Centro Geodésico da América do Sul em Cuiabá foi enviado à Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães, pela Câmara Municipal da capital, por meio do seu presidente, vereador Lutero Ponce (PP), para que seja desfeito o equívoco referente ao ícone, que por meio de sinalização em placas, tenta induzir a população a acreditar que o mesmo seja parte daquela cidade

O parlamentar foi enfático ao dizer que Chapada não pode mais usar tais sinalizações indicativas do ícone, levando em conta os cálculos realizados e comprovados, em torno do marco, que está no antigo Campo D’Ourique onde se localiza a atual sede da Câmara Municipal de Cuiabá. Disse em coletiva, que se o mal entendido não for desfeito a instituição poderá, inclusive, entrar na Justiça contra o município de Chapada.

O ofício, com dados do Instituto de Memória, dá conta de que o Centro Geodésico da América do Sul está realmente localizado no coração de Cuiabá, no antigo Campo D’Ourique. Conforme o documento é certo que, muitos anos depois surgiram questionamentos sobre a possibilidade de que cálculos matemáticos feitos pelo Marechal Rondon, pudessem estar errados, pois os equipamentos usados por ele à época, eram extremamente rudimentares, quase artesanais, para apurar com precisão tão difícil tarefa. No entanto, para por fim à discussão o Exército Brasileiro refez os cálculos, desta feita com toda tecnologia disponível da informática e satélites. Para alegria de uns e glórias de Marechal Rondon, as coordenadas apontadas por ele foram reconhecidas pela diretoria do serviço geográfico do Ministério do Exército, cuja carta foi homologada em 1975. Marechal Rondon, o desbravador, mais uma vez teve seu trabalho reconhecido como exato e sério.

Secom CâmaraCbá
Vereador Lutero Ponce - Presidente da Câmara Municipal de Cuiabá
Com estas palavras, Lutero destaca a necessidade de eliminar de uma vez por todas, qualquer equívoco quanto à localização do marco. O obelisco, símbolo do Centro Geodésico foi recentemente eleito, símbolo turístico de Cuiabá em evento promovido por uma emissora de TV local, onde foi afirmado que o ícone do Centro Geodésico da América do Sul foi muito bem escolhido pela população para ser o símbolo turístico da capital, por ser único. “Casarões, igrejas e rios, existem em todo o mundo, mas o Centro Geodésico da América do Sul é aqui em Cuiabá”, afirma Lutero.

O vereador ainda lembrou da passagem da tocha olímpica que está prevista para sair do Centro G0eodésico com chegada na Praça Alencastro, por ocasião da abertura dos jogos Pan-americanos que acontecerá no Rio de Janeiro, em julho.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Gleid Moreira

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues