17/05/2007
Câmara terá frente parlamentar para enfrentamento aos crimes sexuais contra crianças e adolescentes
Secom Câmara/CBA
Lutero Ponce recebe representantes do Comitê de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes
A instituição, que criará a Frente Parlamentar de Cidadania de Defesa da Criança, Adolescente e Combate à Exploração Sexual Infantil, a partir de um projeto de resolução do vereador Francisco Vuolo (PR), será a porta de entrada para debates, audiências públicas e encaminhamentos junto aos órgãos competentes, em tudo que diz respeito ao assunto, segundo o vereador Lutero.

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Lutero Ponce (PP) propôs que cada vereador da Casa de Leis doe 1% dos seus salários em prol do Fundo Criança. O valor arrecadado pode chegar a quase R$ 10 mil mensal e ainda poderá ser deduzido no Imposto de Renda (IR), no ato da declaração dos parlamentares, à Receita Federal.

O parlamentar, que considera o tema de suma importância e de grande responsabilidade do município, levando em conta os altos índices de violência contra crianças e adolescentes da capital, destacou que a Câmara estará de portas abertas para os trabalhos voltados ao enfrentamento.

Lutero ainda disse que a causa, que não deve ser um trabalho individual dos parlamentares, proporá parcerias com outros órgãos e instituições como a Assembléia Legislativa (AL), por exemplo.

O presidente recebeu em seu gabinete, na manhã desta quinta-feira (17) membros do Comitê de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Por ocasião da visita, Lutero e os vereadores Edivá Alves (PSDB) e Francisco Vuolo, falaram sobre as possibilidades que a Casa oferece, em torno de trabalhos voltados à conscientização da sociedade e prevenção dos crimes, que podem beneficiar muitas famílias que hoje sofrem ao ver filhos, como vítimas de barbaridades cometidas por alguns, inclusive membros da própria família.

O projeto de resolução para a criação da Frente Parlamentar ainda não entrou em pauta para votação, mas já conta com apoio de grande parte dos parlamentares que devem abraçar a causa. A partir da aprovação os vereadores terão prazo para manifestarem à adesão que será facultativa aos membros.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Gleid Moreira

22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus
22/04 - Cezinha acompanha a execução de obras indicadas por ele em bairros da capital