25/05/2010
Em itinerante, feirante do Verdão questiona destruição do terminal atacadista
Os vereadores da Capital discutiram com a comunidade do bairro Verdão durante sessão itinerante realizada nesta segunda (24) as mudanças que ocorrerão no período que antecede a Copa do Mundo de 2014. No evento, o diretor de Infraestrutura da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal (Agecopa), Carlos Brito, destacou as obras que serão executadas na região.
O vereador Francisco Vuolo, autor do requerimento juntamente com o vereador Arnaldo Penha (PMDB), disse estar preocupado com a transformação que ocorrerá no local e ainda acrescentou a responsabilidade da Câmara no empenho e desenvolvimento dos bairros. “Desejamos que a transformação ocorra de forma positiva, trazendo para Cuiabá um legado de desenvolvimento".
Segundo Carlos Brito, o trabalho que está sendo elaborado pela agência está previsto para ser concluído até 2013. "A pretensão é que em 2013 esteja tudo pronto, como por exemplo, a construção de 8 novos viadutos, sendo 6 com passagens subterrâneas. O intuito é fazer da Copa a melhor possível", explicou. A Agecopa é composta por 7 diretores e possui orçamento próprio.
Reclamação - Vanderlei Aparecido Santos, morador do bairro, se diz indignado com a futura destruição do terminal atacadista do Verdão, que fará parte das dependências do novo estádio. Ele conta que o terminal gera mais de mil empregos diretos e mais de 10 mil indiretos e pediu a construção de um novo terminal atacadista. De acordo com o morador, se a situação não for solucionada os feirantes vão se organizar e promover um protesto durante a próxima visita do comitê da FIFA a Cuiabá.
Em resposta, o diretor de Planejamento e Gestão da Agecopa, Yênes Magalhães, disse que, pela matriz de gestão, os espaços são de responsabilidade da Prefeitura de Cuiabá, por meio da secretaria de Infraestrutura, que darão os encaminhamentos e os desapropriamentos necessários. “A prefeitura é a responsável pelos espaços solicitados no projeto. Os moradores só não devem esquecer de que um grande investimento será feito, valorizando o bairro".
Na sessão estiveram presentes também o secretário de Meio Ambiente do município, Arquimedes Pereira Lima, o diretor de Articulação Interinstitucional, Agripino Bonilha Filho, o deputado Adalton de Freitas (PMDB), o Daltinho, e o secretário-executivo do PMDB, Mário Lucio.
Adrielle Piovezan