Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
12/04/2024
Vereador Vidal defende implementação do ensino de proteção aos animais
Jessé Soares
Defensor dos animais desde os 12 anos, o vereador Sargento Vidal (MDB) argumentou, na sessão desta quinta-feira (11.04), que as crianças devem aprender nas escolas o direito dos animais e o que fazer para protegê-los. Para isso, apresentou o projeto de lei 42/2024, no dia 12 de março, para que o tema possa ser disseminado nas unidades da rede municipal de ensino, como estratégia para o fortalecimento dos conceitos norteadores quanto à relação com o meio ambiente, fauna, flora e biodiversidade. 

Ele também argumentou que a única solução para acabar com animais nas ruas da cidade é a castração. 

“Quando eu castro uma gata, eu estou tirando 440 filhotes das ruas. Em um ano, uma gata que dá cria a oito filhotinhos em janeiro, chega a 440 em dezembro. Acabei de ultrapassar a marca de 2.500 castrações gratuitas com meu salário de vereador. Eu quis ir além na causa animal e evitar os maus tratos animais, que ocorrem nas casas”, disse Vidal.

Para o vereador, quando uma criança vê o pai acorrentando, maltratando ou não cuidando de um animalzinho, ela cresce achando que aquilo é correto e acaba reproduzindo o mesmo comportamento mais tarde. 

“Eu apresentei nessa casa um projeto de lei que coloca na grade curricular infantil a causa animal. Já está na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e eu até peço ao pessoal da CCJ, que esteja me ouvindo, que acelerem esse projeto para nós, pois é de imensa necessidade na causa animal. É muito importante que as crianças aprendam como tratar os animais”.  

Conforme Vidal, ele já realizou mais de 300 palestras para crianças e após conscientizá-las, recebe o feedback dos pais, dizendo que o filho chamou a atenção sobre como se deve tratar um animalzinho. 

“Em cada 10 casas de Cuiabá, em pelo menos 7 as pessoas criam um pet, ou seja, em 70% dos casos. Porém, nem todos têm aquele carinho, aquele cuidado necessário. Por isso, precisamos dessa lei e começar a trabalhar junto às crianças”.

Secom - Câmara Municipal de Cuiabá


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
29/04 - JONAS PINHEIRO 3: Marcrean inaugura "energia provisória"
29/04 - Vereador Eduardo questiona atraso na entrega das obras do Aquário Municipal
29/04 - Chico 2000 atende moradores e consegue limpeza de praça e cata-trecos no Jardim Paulista
29/04 - Duas sessões solenes e audiência pública estão na pauta desta semana na Câmara
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.