Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
25/03/2024
Nadaf quer incluir Festa Popular da Santa Cruz no calendário oficial de Cuiabá
Secom
O vereador Mário Nadaf (PV) apresentou o projeto de lei 49/2024 para instituir o dia 03 de maio como o Dia Municipal da Festa Popular da Santa Cruz, uma celebração anual para fazer parte do calendário oficial de eventos da cidade.

A festa, que ocorre na rua Benedito Leite, é uma tradição de longa data entre os moradores e comerciantes da região de Goiabeiras. A Cruz Preta, situada em frente à casa número 2.170, é um marco histórico e religioso que remonta à época da escravidão. Com o tempo, tornou-se um símbolo de sincretismo religioso e de identidade comunitária.

O evento inclui uma missa campal e quermesse, sendo visto como uma oportunidade para fortalecer os laços culturais e a identidade dos moradores com o local. O vereador destacou a importância da Cruz Preta e da festividade para a comunidade local.

“Apesar das transformações ocorridas no tempo, a permanência da Cruz no local tem contribuído para o fortalecimento dos laços de pertencimento e identidade dos moradores com o lugar. Mais do que isso, independente da crença religiosa de cada morador, hoje a Cruz é um “símbolo do sincretismo religioso” da comunidade”, disse.

Com a aprovação deste projeto, espera-se que a celebração ganhe ainda mais reconhecimento e continue a ser um ponto de encontro para a expressão da fé e da cultura popular em Cuiabá. 

Secom - Câmara Municipal de Cuiabá


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
22/05 - Nadaf articula emenda para construção de centro comunitário no Três Lagoas
22/05 - Estudantes do Jardim Industriário II participam do projeto Cuiabaninhos
22/05 - Vereador Sargento Joelson abre espaço para campeã brasileira de MTB Marathon
22/05 - Edna comemora aprovação do Plano em votação final na Câmara Municipal
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.