Início
NOTÍCIAS
17/05/2007
Crianças e adolescentes perdem milhões por falta de esclarecimento á sociedade
Secom Câmara/CBA
Helio Pimenta - Membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente
Ao menos 30 milhões ao ano são perdidos no Estado, por falta de esclarecimento na sociedade em torno das doações em dinheiro que podem ser realizadas em prol de projetos sociais e deduzidas na declaração do Imposto de Renda (IR). Com isso, quem mais perde são as crianças e adolescentes de Mato Grosso, devido à falta de informação da maioria da população, segundo Hélio Pimenta Braga, membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente que fez uso da Tribuna Livre durante a sessão ordinária desta quinta-feira (17), na Câmara Municipal de Cuiabá.

Os recursos, que poderiam ser revertidos em projetos sociais são considerados, realmente, dinheiro perdido. Hélio realizou apontamentos aos vereadores, com estatísticas relacionadas aos prejuízos e crimes cometidos contra crianças e adolescentes do município, além de destacar a programação do “Dia nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, 18 de maio.

Para o conselheiro, a situação poderia ser outra se algumas adequações fossem realizadas nos projetos do Governo Federal, existentes atualmente, além da conscientização da população em geral quanto à contribuição que pode ser realizada com doações que não serão onerosas. Hélio frisou a possibilidade de deduzir do IR até 6% da declaração, que pode ser revertida em benefício às vítimas.

Ações preventivas e não curativas, são o teor principal do Comitê de Enfrentamento, conforme Hélio. E, na tentativa de reverter o atual quadro de violência que se instalou, palestras nas escolas e outras instituições vêm sendo realizadas com o objetivo de alertar e conscientizar famílias e educadores quanto ao verdadeiro papel de cada um.

“Os valores repassados pela família a essas crianças e jovens, são de suma importância. É responsabilidade da família, do pai e da mãe, educar os filhos, pois a escola em si não educa é um complemento do exemplo dado pelos pais, que devem exercer seu verdadeiro papel. No entanto só palestra também não resolve e, de qualquer forma, precisamos envolver toda a comunidade, mas deixando claro que é dever da família, em primeira instância educar seus filhos”, destaca.

O conselheiro denuncia que, ao menos 90% dos crimes e abusos sexuais cometidos contra crianças e adolescentes ocorrem no próprio seio familiar ou por pessoas próximas da família e, desse total, apenas 2% dos casos são denunciados aos órgãos competentes, número extremamente absurdo para ele.

O conselheiro lamenta as atuais condições de crianças e adolescentes, na sociedade. “Temos que fazer alguma coisa, o Comitê está buscando o fortalecimento da sociedade, mas aguarda o Fundo”, completa.

Os parlamentares, que estão elaborando a formação da Frente Parlamentar, deverão unir ao Comitê de Enfrentamento ao Abuso e Crimes Sexuais contra Crianças e Adolescentes, a partir da aprovação de um projeto de resolução da Casa.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Gleid Moreira



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
31/03 - 2ª reunião da CDHCIPD é realizada nesta sexta-feira, 31
31/03 - Comissão dos Direitos da Mulher tem 3ª reunião com novo membro
31/03 - Comissão de Turismo e Desporto recebe diretor de esporte da Capital
31/03 - Comissão de Indústria e Comércio realiza reunião e uma das pautas foi à obra do mercado do Porto
31/03 - Câmara comemora os 304 anos de Cuiabá com programação cultural
31/03 - Projeto garante reserva de 10% das vagas dos eventos culturais de Cuiabá para pessoas com deficiência
31/03 - 1ª reunião da Comissão de Administração e Obras Públicas discute fiscalização em obras na Capital
30/03 - Presidente Chico 2000 participa da entrega de kits para 34° Corrida Bom Jesus de Cuiabá
30/03 - Vereador Jeferson Siqueira lamenta morte de entregador e cobra melhorias pontuais
30/03 - Pinduca, o ‘Rei do Carimbó’ participa da Tribuna Livre e recebe Moção de Aplausos
30/03 - Câmara vota requerimentos na sessão desta quinta-feira, 30
30/03 - Câmara participa da 14ª Conferência de Saúde em Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.