04/03/2024
Eleições na UFMT são tema de Tribuna Livre
A vereadora Edna Sampaio (PT) ressaltou a importância da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) durante a visita da candidata à reitora da UFMT, Marluce Silva, que é doutora em Política Social e diretora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e concorre à eleição juntamente com o professor Silvano Macedo Galvão, professor da Faculdade de Direito.

Ela compareceu a convite da vereadora, que convidará também os demais candidatos, os professores Evandro Soares da Silva e Marcia Hueb, Marcus Silva da Cruz e Lisiane Pereira de Jesus, e Iramaia Jorge Cabral de Paulo e

Alex Neves Junior. As eleições acontecem no dia 6 de  março, das 8h às 22 h.

Marluce defendeu o fortalecimento das relações entre a universidade e a Câmara para o desenvolvimento de projetos de extensão e pesquisa que tenham relação com as demandas vindas dos vereadores.

Também cobrou melhorias no transporte e na segurança dentro da universidade para atender, principalmente, os estudantes do período noturno.

“É muito importante que a eleição aconteça com a mesma propriedade, com  a mesma importância da que acontece dentro dessa Casa, quando nós escolhemos os vereadores como nossos representantes. A universidade carece imensamente de uma relação forte com os nossos representantes políticos, com nossos parlamentares e com as pessoas que têm um projeto de sociedade democrático, de inclusão social , e que respeite a democratização do conhecimento”, disse Marluce.

Ela defendeu o fortalecimento das políticas de assistência para o ingresso e a permanência dos estudantes e destacou que, dos 23 mil estudantes matriculados na universidade, apenas 13 mil estão com matrículas atualizadas.

A candidata destacou ainda que não há informação sobre a situação do restante dos alunos que desistiram dos estudos, e apontou que muitos deles são trabalhadores, e defendeu a criação de creches para atender às  estudantes que são mães.

A vereadora destacou que está fazendo parceria com o curso de Engenharia de Transportes, com quem estamos elaborando um projeto para pesquisar a satisfação dos usuários do transporte coletivo e enfatizou a importância da UFMT para a capital.

“Parabéns pela  disposição da senhora e do senhor de se oferecerem  e oferecer a história de vocês para. Quero saudar a todos os professores das outras chapas. A universidade é um espaço rico, democrático e ficamos muito felizes em recebê-los aqui”, disse a vereadora Edna Sampaio.

“A UFMT depende da sociedade para manter seus estudantes, seu público, e não há como pensar nela sem pensar nos municípios e em Mato Grosso como um todo. Essa interlocução com o parlamento e com a administração pública municipal é importantíssima para que as atividades da UFMT sejam desenvolvidas”, disse Silvano Macedo Galvão.

Da Assessoria

26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)