19/02/2024
Vereadora defende escola ‘Vai Vai’ por críticas a violência policial
Jessé Soares
A vereadora Edna Sampaio (PT) comentou, nesta quinta-feira (15), as críticas feitas pelos vereadores e por policiais ao tema do desfile da escola de samba “Vai Vai”, de São Paulo.

A escola desfilou no último sábado (10)  e trouxe uma ala composta por pessoas fantasiadas de policiais do Batalhão de Choque, que usavam chifres e asas, fazendo alusão a demônios.

O tema foi pauta de debate durante a sessão ordinária da Câmara de Cuiabá desta quinta, onde representantes da Polícia Militar compareceram para apresentar os resultados do policiamento durante a Operação Carnaval.

Parlamentares da Frente Parlamentar de Segurança Pública da Câmara Federal, conhecida como bancada da bala, também criticaram a agremiação.

Edna Sampaio afirmou que reconhece o trabalho da PM,  mas ponderou que há casos em que a polícia utiliza a instituição e a farda para cometer atos não aprovados pela corporação como um todo.

“Acho que é necessário, sim, fazer a crítica, e o Carnaval é um espaço político. A’ Vai Vai’ apresentou a crítica, que deve ser aceita pela corporação, pela instituição, que se insere no espaço democrático. Nenhum de nós está livre da crítica, ela é necessária se a gente defende o estado democrático de direito”, disse ela.

A parlamentar disse, ainda, que cobrará do executivo atenção especial às escolas de samba cuiabanas e que discutirá as ações voltadas a esse segmento durante a audiência pública  que será realizada na próxima terça-feira (20) para debater o Plano Municipal de Cultura.

Sobre a violência policial, ela salientou que é preciso aceitar críticas e ouvir os que, muitas vezes, não têm seus direitos respeitados.

“No Brasil,  o direito não é conferido a  todos e há muitas pessoas vítimas de todo tipo de violência do Estado. Nós, que só estamos aqui graças à democracia que nos elegeu, devemos ser os primeiros a fortalecer as instituições”, disse

26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)