Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
16/02/2024
Comandante da PM visita Câmara e apresenta dados sobre atuação no carnaval
Jessé Soares
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes, esteve com todos os comandantes de Cuiabá e de Várzea Grande e dos comandos especializados na sessão ordinária de quinta-feira (15.02) na Câmara de Cuiabá e fez apresentação sobre os resultados do Carnaval 2024. A criminalidade reduziu em 54% e não houve mortes nas rodovias da baixada cuiabana. 

Mendes creditou o sucesso na presença policial em mais de 100 pontos de carnaval em Mato Grosso. A Secretaria de Estado de Segurança Pública dispôs de diárias para enviar a cavalaria e outras equipes policiais para o interior do Estado. 

Neste ano, houve 10 assassinatos durante os cinco dias de carnaval, contudo, nenhum deles teve relação com as festas, mas ocorreram nos municípios onde teve a festa. Em 2023 foram 24 homicídios, uma redução de 54%. 

“Não tivemos nenhum incidente envolvendo criança ou adolescente. Nós tínhamos uma preocupação enorme nas estradas estaduais porque as pessoas foram para Acorizal, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio de Leverger, Poconé e Nossa Senhora do Livramento, e graças a Deus, não tivemos nenhum acidente com mortes, foi zero. Fizemos fiscalização todos os dias e mais de 2 mil testes de bafômetro e 64 motoristas foram encaminhados para a delegacia”. 

O comandante disse que foram empregados 1.300 policiais nos cinco dias de carnaval nos 100 pontos do Estado. Em Cuiabá, ainda teve dois grandes eventos o Vinde e Vede, na Arena Pantanal e o da Assembleia de Deus, no Grande Templo. Ambos também reuniram milhares de pessoas nos dias de carnaval  com muitos veículos nos estacionamentos e nas avenidas. Contudo, a PM atuou fortemente para evitar furtos e roubos ao patrimônio.

“Infelizmente o que alimentam os furtos são as drogas. Precisamos de uma política pública forte de internação compulsória para quem não pode tratar o vício. São os furtos a veículos, residências, celulares, estabelecimentos comerciais que sustentam o uso das drogas. Muitas famílias já abandonaram àquelas pessoas que são drogaditas porque não acreditam que tem uma recuperação. O que alimenta esses problemas hoje de furtos, infelizmente, são as drogas. Não adianta somente a instituição de Polícia Militar querer trabalhar a parte repressiva, é preciso ação de saúde pública e educação”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Chico 2000 (PL), disse que analisou os quadros sobre os registros criminais dos números sobre o carnaval e as reduções dos crimes de homicídios, roubos e furtos. Estes três crimes são os que mais os resultados aparecem quando a Polícia Militar trabalha.

“O tráfico de drogas precisa muito de ações sociais, além das ações policiais. O tráfico não é só para o traficante, mas é para o dependente. Esse aumento de dependentes aumenta o tráfico. Nós sabemos que nesse tipo de crime, normalmente, a polícia prende e por algumas razões o judiciário solta. É necessário a conscientização do poder público em todas as esferas, a nível nacional, para entender que ao reduzir o uso, naturalmente,  haverá redução no tráfico. Quero parabenizar todo o comando da Polícia Militar e a toda a corporação”. 

Chico 2000 adiantou ainda que irá apresentar Moção de Aplausos para o comando da Polícia Militar e os oficiais envolvidos na operação do Carnaval. 

O vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos), responsável pelo convite, parabenizou a corporação da Polícia Militar, pois os resultados são relevantes e deixa a população mais tranquila. 

“Vocês são homens e mulheres valorosos, que lutam a cada momento para manter os três pilares de qualquer sociedade: saúde, educação e segurança. Só temos que parabenizar o senhor e toda a sua equipe e eu me sinto honrado por ter uma Polícia Militar que se preocupa a todo momento por nossa segurança”.

Secom - Câmara Municipal de Cuiabá


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.