10/11/2023
Na Tribuna Livre, reitor da UFMT afirma que hospital poderá atender até 100 mil pessoas
Donatto Aquino/Secom
Nesta quinta-feira (09.11), o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Evandro Silva, utilizou a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Cuiabá para relatar as atividades desenvolvidas pela instituição, em especial, sobre a conclusão prevista para novembro de 2024 das obras do Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM). O reitor ressaltou que a entrega dessa estrutura tem potencial para triplicar a capacidade de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na capital.

A solicitação para a participação na Tribuna Livre foi realizada pelo vereador Johnny Everson (PDT), e contou, além da presença do reitor, com a participação do pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT, Fabrício Carvalho.

O vereador Johnny Everson expressou a importância da sinergia entre os poderes, propondo uma parceria formal entre as entidades, visando o benefício direto à população cuiabana. Ele enfatizou a necessidade de estudos prévios e pesquisas para embasar ações legislativas, ressaltando o papel fundamental da Universidade nesse contexto, como contribuinte no pensamento científico e estratégico para a criação de soluções sociais em Cuiabá.

Durante sua exposição na Tribuna, o reitor discorreu sobre os desafios enfrentados no ensino remoto devido à pandemia, destacando as iniciativas da UFMT, como a produção de álcool gel e cartilhas em diversos idiomas, incluindo línguas indígenas. Ele também enfatizou o papel do Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM) que, regulado pelo SUS, já atende anualmente mais de 35 mil pacientes por ano.

A UFMT tem como expectativa triplicar essa capacidade até 2025. Segundo o reitor, a reforma do HUJM, que ficou paralisada por uma década e foi retomada há dois anos, tem previsão de conclusão para novembro de 2024. O próximo passo é buscar recursos junto à bancada de Mato Grosso e ao Ministério da Educação, buscando cooperação para concretização desse projeto.

"A intenção é triplicar o número de leitos, pois o hospital não apenas atende a demanda, mas também desempenha um papel crucial na formação de profissionais da área da saúde. Considerando o aumento de vagas no curso de medicina, prevemos a ampliação do hospital, que, ao ser concluída, possibilitará que esses profissionais atendam não apenas na região, mas em todo o estado e até mesmo no país", afirmou o reitor.

26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)