Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
10/11/2023
Tribuna Livre proposta pela vereadora Maysa traz alerta sobre a ceratocone
Donatto Aquino/Secom
A vereadora Maysa Leão (Republicanos) propôs nesta quinta (09) o debate sobre a condição do ceratocone, doença rara que atinge os olhos. A servidora pública, Jane Patrícia, utilizou a tribuna livre da Câmara de Cuiabá para alertar a população e buscar visibilidade.

"A intenção desta tribuna é tornar conhecido e alertar às pessoas a evitarem ter o ceratocone não genético. A doença, que é rara quando causada pela via hereditária, pode ser causada também pelo hábito de coçar os olhos devido ao cansaço, poeira ou excesso de uso do celular. Para que um dia não seja necessário entrar na fila de transplante", disse a servidora pública e portadora da doença, Jane Patrícia. 

Ceratocone é uma enfermidade não inflamatória que afeta a estrutura da córnea, camada fina e transparente que recobre toda a frente do globo ocular. O defeito do ceratocone impede a projeção de imagens nítidas na retina e pode promover o desenvolvimento de grau elevado de astigmatismo irregular e miopia. 

Uma das lutas do setor é a implementação da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) do ceratocone no Serviço Único de Saúde (SUS), para ajudar no diagnóstico e garantir um tratamento gratuito e eficaz aos pacientes. 

Para a vereadora Maysa Leão, é importante trazer uma pessoa que vive na pele a doença, pois ela apresenta a realidade que vive. "A Jane tem dois empregos, ela se desdobra, grande parte dos seus rendimentos vão para medicamentos e seu tratamento. A importância da CID é garantir o tratamento gratuito para estes pacientes", relatou a parlamentar.

Da Assessoria


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.