Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
30/03/2010
Alteração no horário dos carteiros é questão de saúde do trabalhador, diz vereador
Cerca de 100 pessoas lotaram o plenário central da Câmara de Vereadores de Cuiabá, na noite desta segunda (29), na audiência pública que debateu o projeto de lei que altera o horário de entrega das correspondências em Cuiabá. De autoria do vereador Antônio Fernandes (PSDB), o projeto prevê que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos passe a distribuir as correspondências no período matutino.
Coordenando a audiência, Fernandes reafirmou seu compromisso de sempre defender os interesses do povo, explicando os motivos que o levaram a propor o referente projeto. “Desde que moro no bairro Alvorada, há muitos anos, convivo diariamente com o carteiro Joaquim, que sempre nos serviu muito bem. Durante os anos fomos percebendo a dificuldade no trabalho dessa categoria, que trabalha sob o intenso sol de Cuiabá”, contou.
O parlamentar enfatizou que seu projeto de lei é uma forma de garantir mais saúde ao trabalhador cuiabano, destacando a necessidade da inversão no horário de atuação nas ruas da cidade. “Nossos carteiros estão trabalhando no período em que os médicos menos recomendam a exposição ao sol, aos chamados raios ultra-violetas, que causam câncer de pele. A Empresa precisa entender essa característica de Cuiabá e mudar essa engenharia de trabalho. Como não foi uma iniciativa dos Correios, vamos trabalhar na Câmara para a aprovação do projeto”, garantiu.  
O vereador Néviton Moraes (PRTB) também esteve presente na audiência, declarando apoio incondicional ao projeto de lei. “Onde existe uma luta dos trabalhadores nós sempre estamos do lado. Antônio Fernandes pode contar com meu voto e apoio para viabilizar a aprovação desse projeto ainda amanhã, durante a sessão plenária”, disse Moraes.
Representando o sindicato dos carteiros da Capital de Mato Grosso, o presidente Francisco da Silva Adão fez um apelo a todos os vereadores do parlamento cuiabano para que encampem a iniciativa de Fernandes, pois o projeto é uma questão de saúde no trabalho para os carteiros.
“Parabéns vereador, o senhor foi o único político que teve a sensibilidade com esse problema que é uma reivindicação de muitos anos da categoria. A imprensa fez chacota com o projeto, disse que não tinha nenhuma relevância social. Isso é um absurdo. Esse projeto tem e muita relevância, a saúde do trabalhador é sim importante para a sociedade e vamos lutar até conseguirmos conquistar esse direito que é nosso”, afirmou Adão.  
A diretoria regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, representada pelo senhor Valdeir Rodrigues Ferreira, argumentou que a empresa entende e deve se empenhar para garantir qualidade para o trabalho dos carteiros, mas destacou que as decisões são tomadas na central. “Decisões como essas são tomadas diretamente na central da empresa, porém, prometemos que vamos nos empenhar para sempre oferecer ótimas condições de trabalho”, assinalou.  
Durante a audiência ainda estiveram presentes o diretor técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades), Jorge Roberto Cruz, o presidente da Juventude do PSDB de Cuiabá, Mário Arruda, além de lideranças estudantis que declaram apoio irrestrito a causo dos carteiros. 
Assessoria

Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
24/04 - Vereadora Maysa convida oftalmologista para abordar conscientização da cegueira
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.