27/10/2023
Vereador homenageia capoeiristas com projeto de lei e títulos de honrarias
Donatto Aquino/Secom
O Plenário da Câmara Municipal de Cuiabá, recebeu na noite de quinta-feira (27), os maiores nomes da capoeira mato-grossense.

O vereador Eduardo Magalhães (Republicanos) é o autor do Projeto de Lei que institui o Dia do Capoeirista, no dia 24 de outubro.

“Em Cuiabá o movimento capoeirista teve início na Rua 24 de Outubro, nos anos 60, por iniciativa dos irmãos Mestre Rochinha,e Mestre Zenon, que formaram o Mestre Edmundo Souza, e tantos outros talentos”, afirma Magalhães.

O parlamentar complementa que, “Edmundo após alguns anos, criou o grupo de capoeira Yuna. Por isso, o Projeto de Lei define o dia 24 de outubro como forma de homenagear o local que deu início ao movimento capoeirista em Cuiabá, e que por uma trágica coincidência na mesma data,  o Mestre Edmundo, um grande entusiasta do esporte, nos deixou, no ano de 2020 vítima da COVID 19”.

O projeto de lei foi muito elogiado entre os esportistas. Segundo Ewerton Aparecido, presidente da Federação Mato-grossense de Capoeira, é muito importante a indiciativa  do vereador Eduardo Magalhães, porque porque fortalece a capoeira, e incentiva os esportistas.

“Precisamos de apoio do poder público para promover os esporte e os atletas. E essa lei atinge o objetivo, já que todos os anos, nesta data, será lembrado como o Dia do Capoeirista”, pontua Ewerton.

O projeto já foi foi aprovado pela Câmara de Cuiabá e aguarda a sanção do Prefeito Emanuel Pinheiro.

No evento, diversos nomes capoeiristas receberam títulos e honrarias pela atuação em prol do esporte.

Eron Silva, recebeu o título de Cidadão Cuiabano. Natural de Poxoréu, interior de Mato Grosso, chegou à capital na década de 70, e começou a praticar capoeira, esporte no qual é referência até os dias atuais.

“Me sinto honrado. Depois de ter completado 50 anos, sou lembrado e homenageado. Esse título é como se fosse um prêmio”, afirma.

Zenon Rocha, um dos nomes percursores da capoeira em Mato Grosso formou diversos alunos, atualmente  é professor de capoeira em Paris, na França. Ele recebeu a Ordem do Mérito Legistativo, Joaquim Francisco de Assis.

“É uma grande homenagem que o vereador preparou para todos os praticantes da capoeira, inclusive fiquei sabendo que ele também já praticou o esporte. A capoeira já foi muito marginalizada, e atualmente o esporte está em diversos países.

Ivo Domingos, Ewerton Aparecido e Pedricto Rocha também foram homenageados com a Ordem do Mérito Legislativo, Joaquim Francisco de Assis. Cerca de 30 atletas receberam a Moção de Aplausos.

Da Assessoria

26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)