27/10/2023
Câmara aprova parecer da CCJR sobre projeto para concessão de auxílio-aluguel
Donatto Aquino/Secom
Os vereadores aprovaram na sessão plenária desta quinta-feira (26.10) dois pareceres da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) referentes ao projeto de lei nº 184/2023, proposto pelo Poder Executivo, que dispõe sobre a concessão de auxílio-aluguel às mulheres vítimas de violência. Conforme a propositura, o valor do benefício seria de até R$ 1 mil, sendo reajustado conforme a variação do salário-mínimo.

A proposta teve acrescida uma emenda da CCJR e outra da vereadora Maysa Leão. A emenda da parlamentar prioriza a concessão para a mulher em situação de vulnerabilidade que possui dois ou mais filhos menores de 5 anos e/ou com filho com deficiência, além de considerar a extrema vulnerabilidade para receber até dois salários-mínimos, após a separação.

“A proposta fornece o auxílio-aluguel às mulheres vítimas de violência para que elas não possam e não precisem mais conviver com seus agressores. O município vai oferecer um aluguel e ela pode, com os seus filhos, morar nesta nova residência. A proposta da vereadora Maysa é condizente com a realidade, por isso a emenda também foi aprovada”, destacou o vice-líder do prefeito, Luis Cláudio (PP).

SOBRE O PROJETO - Para conseguir ingressar no programa, a mulher em questão deve estar inscrita no CAD-Único, comprovar que reside em Cuiabá nos últimos 12 meses, estar com medida protetiva e comprovar situação de extrema vulnerabilidade.

O benefício será instituído pelo período de um ano, podendo ser prorrogado por mais 6 meses, mediante justificativa técnica. E nos casos em que a mulher volte para o convívio do agressor, ela perde o benefício.

Secom - Câmara Municipal de Cuiabá

26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)