19/03/2010
Rádio Cultura comemora 50 anos de história
Símbolo de resistência  a Rádio Cultura de Cuiabá  completa  50 anos de história recebendo o reconhecimento público através do Legislativo. A iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Deucimar Silva (PP)  foi  marcada por sessão solene com entregou nesta quinta (18), no Plenário  das Deliberações,  Moção de Aplausos aos   profissionais  que  ao lado de Fauser Santos, in memorian, registraram os   principais  fatos  da  política , esporte, educação e  a  transformação  da cidade.
A emissora de rádio que tem como missão “ser a mais legítima porta-voz da comunidade cuiabana e pantaneira” e cultiva a valorização da cultura e compromisso com a comunidade se orgulha de ter um time   de ouro  reconhecidos  pela contribuição prestada ao longo de  cinco décadas ao  maior  veículo de comunicação de massas.
Emocionado com a cerimônia o diretor de jornalismo da  rádio, Kleber Lima, falou sobre  os novos  desafios   como administrador e o compromisso de  continuar   o processo de construção de uma nova fase da  emissora que já se  tornou símbolo de resistência e está na memória , na boca e no coração de todos, afinal  a Rádio Cultura toca tudo, toca você, disse.
A solenidade que também registra a nova etapa da  história  da rádio  contou  com a  presença  dos vereadores Ivan Evangelista  |(PPS), Lúdio Cabral (PT), Pastor Wasghinton (PRB) e Sérgio Cintra.
Símbolo de resistência
Foi a partir de 1960, efetivamente que a Rádio Cultura começou a operar em caráter definitivo. E, nesses 50 anos, a Rádio Cultura de Cuiabá, se constitui num dos veículos de comunicação mais importantes de Mato Grosso e do centro Oeste Brasileiro.
Os principais acontecimentos nacionais, internacionais, regionais da baixada cuiabana eram compartilhados com a sociedade por meio das ondas da Rádio Cultura de Cuiabá.
A televisão estava engatinhando e era um bem de luxo, pouco acessível. Foi a primeira emissora de rádio a operar após a meia noite, com o programa “Cuiabá Zero Hora’, apresentado por Dirceu Carlino.
A RC foi fundamental em momentos importantes da história de Cuiabá. Acompanhou, transmitiu e narrou todo o processo que culminou com a  divisão do Estado em 1978, a redemocratização do país no início dos anos 80, as transmissões esportivas mais  ouvidas na época de ouro do futebol,  as eleições estaduais, nacionais e municipais, as enchentes do Rio Cuiabá nos anos 70 e 90, os programas que davam voz ao povo mais simples dos bairros. Tudo isso,segundo Kleber Lima compôs o  elenco de sucessos da Rádio Cultura.
E hoje chegamos ao nosso jubileu de ouro ancorados nesse passado de glórias,  construído por  profissionais do mais alto gabarito, mas de  olho e ouvidos  voltados para o presente e para o futuro.”, disse  o diretor.
Kleber assegura  que a emissora não quer brigar com a realidade nem com outras mídias. “Ao contrário, o caminho que estamos perseguindo é o da convergência das mídias, numa interação que fortalece o rádio, o jornal impresso, a TV, a internet, lançando mão das novas tecnologias”, afirma.
Relação dos homenageados: Carlos Roberto Mortadela, Celso machado,Dirceu Carlino, Edison Pires, Fauser Santos, in memorian. Quem recebe o título é seu filho caçula, Kleber Antonio de Arruda Santos, Gê Fernandes, Jorcy José,Jorginho Mussa, Kleber Lima,Klecius Santos, Lucas Neponuceno, Lucas neto,Luiz Mário,Roberto França Auad, Sebastião Siqueira,Willian Gomes Wilson Cipriano Peixoto da Silva- Pelezinho, Zenóbia Arruda.
Roseli Cordeiro

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues