06/09/2023
Câmara finaliza curso sobre combate à violência contra mulher nesta quarta (06)
Donatto Aquino/Secom

A Casa do Legislativo cuiabano finalizou na tarde desta quarta-feira (06), o primeiro curso voltado para o combate a violência doméstica desta gestão. A iniciativa partiu do presidente Chico 2000 (PL), após uma Audiência Pública em alusão ao Agosto Lilás, e sua vontade de capacitar cada vez mais os servidores para tratar de questões voltadas a violência doméstica. A ação foi feita em conjunto com as vereadoras Maysa Leão (Republicanos) e Michelly Alencar (UB).

Ao todo, os três dias de curso contaram com 15 horas de palestras e rodas de conversa e cerca de 8 convidados especiais que fizeram uso da palavra. Voltado para os servidores da Casa, o evento trouxe uma nova perspectiva sobre o tratamento, identificação e tipos de violência.

O primeiro dia teve a presença muito especial do advogado e professor Jonatas Peixoto, tratando sobre a abordagem legal das Leis de Proteção a Mulher, da Secretária Adjunta da Mulher da Prefeitura de Cuiabá, Elis Prates, falando sobre o Ciclo da Violência e por fim, da Tenente Cel. Vânia Rosa, da Patrulha Maria da Penha.

Na terça, e segundo dia, a Câmara recebeu a Defensora Pública e Coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher de Cuiabá, Dra. Rosana Leite, abordando o tema Políticas Públicas de Defesa da Mulher e como ter acesso a elas. Seguindo o dia, o Dr. Professor Thiago Veras trouxe duas palestras sobre as formas de violência contra a mulher.

Nesta quarta-feira, o encerramento do curso recebeu a presidente da ONG Lírios, Maria Fernanda Figueiredo, que falou sobre a rede de acolhimento a meninas e mulheres em Várzea Grande. Ainda agradeceu a iniciativa da Câmara em falar sobre um tema tão sensível.

“Eu quero parabenizar a Câmara Municipal de Cuiabá por essa iniciativa grandiosa. Nós precisamos sim ter essas formações, porque o conhecimento liberta. Nós sabemos que nós precisamos muito do poder público e a Câmara está fazendo um excelente trabalho com isso. Fez toda a diferença. O movimento está contente com isso, porque a gente está de fato vendo um presidente atuante”, afirmou Maria Fernanda.

Logo em seguida, a advogada e professora Thaís Brazil teve a palavra, e conversou com os servidores sobre o pós-violência. Ela disse ainda da importância da ação da Casa, levando em consideração a responsabilidade da sociedade como um todo em combater a violência contra mulher.

“Quando a gente fala sobre combater a violência contra a mulher, tem que ser objetivo de toda a sociedade. A Câmara não é só feita de vereadores e vereadoras. Todos os servidores e servidoras compõem e são agentes modificadores de toda a sociedade. Essa tem que ser uma pauta primordial para essa Casa”, finalizou a advogada.

Por fim, o evento se encerrou com uma palestra da Coordenadora do Espaço de Acolhimento no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Thayssa Ferraz.

As fotos dos três dias de curso estão disponíveis no Flickr da Câmara Municipal de Cuiabá.

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá

26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)